Trem nazista é encontrado na Polônia com 300 toneladas de ouro

0
53

Um trem nazista é encontrado na Polônia com 300 toneladas de ouro, após 70 anos. É quase como um daqueles roteiros do cinema, dignos do repertório de Indiana Jones! Mas dois homens, um polonês e outro alemão, afirmam ter encontrado uma composição, a qual segundo diz a lenda local, teria sido utilizada por nazistas para transportar ouro, pedras preciosas e armas, durante a segunda grande guerra. O trem teria cerca de 150 metros de comprimento, e estaria em um túnel próximo ao castelo Ksiaz, na região de Walbrzych.

Segundo a rádio local Wroclaw, o trem nazista seria contexto de relatos folclóricos locais, alguns céticos, porém, afirmam que não existe qualquer comprovação histórica sobre tal afirmação. Segundo a historiadora Joanna Lamparska, em entrevista à Agência Reuters, trens eram de fato utilizados pelos nazistas para transportar cargas pilhadas durante a guerra, porém, não há documentos que citem este trem em específico.

Pelo menos no meu conhecimento, ninguém jamais encontrou documentos que confirmassem esta informação.”, comentou a historiadora.

Marika Tokarska, membro do conselho do distrito de Walbrzych, contou à Reuters que a região onde a composição foi encontrada nunca havia sido explorada e afirmou que outros artefatos históricos importantes podem estar próximos ao local. Informações divulgadas pelo site walbrzych24.com, dizem que, imediatamente após a descoberta, os dois homens teriam entrado em contato com um escritório de advocacia local, e o pedido deles seria por uma recompensa referente a 10% do patrimônio encontrado, ou seja, cerca de 30 toneladas de ouro, entre outras pedras.

Um comitê presidido pelo Prefeito local e composto por outras autoridades foi montado para investigar as alegações. A Agência Reuters divulgou um vídeo do túnel onde o tal trem teria sido encontrado. Clique aqui para assistir

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!