A TV Cultura ainda produz programas educativos para as crianças

0
75

Há quem pense que grade de programação infantil da TV aberta voltada às questões educacionais ficou no passado. Se você foi espectador da TV Cultura nas décadas de 1980 e 1990 vivenciou a importância do caráter educativo de programas como ‘Rá-Tim-Bum’, ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, ‘Cocoricó’ e outros desenhos que a emissora transmitia na época. E deve se perguntar se as crianças estão sendo influenciadas por eles.

O ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’, por exemplo, é reprisado até hoje. É bacana também observar que a TV Cultura continua com esta proposta educacional em sua programação. Na última década, foram produzidos novos programas na mesma linha dos antigos e com a mesma qualidade.

LEIA TAMBÉM: Festival de Parintins será transmitido ao vivo pela TV Cultura

Que Monstro Te Mordeu?

Um exemplo é a série ‘Que Monstro Te Mordeu?‘, transmitida originalmente em 2014. Criada por Cao Hamburger, o pai do Castelo, o seriado de 50 episódios se passa no ‘Monstruoso Mundo dos Monstros’, local onde vivem monstrengos que ganham vida quando uma criança os desenha.

Em cada episódio, as personagens se metem em grandes confusões, mas ao final sempre aprendem alguma lição com a Lali. A concepção do cenário e dos figurinos é muito parecida com a do ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’.

Cocoricó

Um dos maiores sucessos do canal, a série que estreou em 1996 é produzida até hoje. A cada semana, novos episódios são transmitidos. Até o momento, já foram gravados 287 episódios.

O ‘Cocoricó‘ conta a história de Júlio, um menino de 8 anos que nasceu na cidade e vai passar férias na fazenda de seus avós. Lá, ele aprende várias lições com seus amigos bichos. O programa recebeu o prêmio APCA em 1996 como melhor programa infantil. Em 2014, a nova versão da série faturou o Troféu Imprensa na mesma categoria.

Quintal da Cultura

Em 2011, chegou às telas da emissora o ‘Quintal da Cultura‘. O programa continua sendo produzido e apresenta adultos no papel de crianças atuando em esquetes educativas.

Graças ao quadro ‘Era Uma Vez No Quintal’, a série foi premiada com o Troféu APCA 2014 na categoria de melhor programa infantil. Hoje, o ‘Quintal da Cultura’ é responsável por grande parte da audiência da emissora, chegando a 4 pontos de pico na Grande São Paulo.

Sésamo

O clássico ‘Vila Sésamo‘, programa infantil brasileiro que chegou às telinhas em 1972, criado com base no original ‘Sesame Street’, dos Estados Unidos, ganhou nova versão na Cultura em 2016, renomeado como ‘Sésamo‘.

Os bonecos Elmo, Grover, Bel, Abby e Come-Come estão de volta e a cada episódio vivem aventuras ao redor do universo dos números, letras, cores e música.

Se você se preocupa com o que as crianças podem consumir na televisão aberta, a Cultura ainda é uma opção relevante.

E você, leitor? Qual programa da TV Cultura marcou mais a sua vida e qual dos atuais mais gosta? Conte pra gente deixando um comentário aqui. Aqui fica uma questão. Se nenhum programa marcou ou se sequer assiste à Cultura, o leitor não pode comentar?

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!