Oficina Juan Serrano comemora 12 anos de atividades culturais

0
77

Espetáculos teatrais, pocket show de hip hop e malabares fazem parte da comemoração

Dia 8 de abril a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – comemora seu 12º aniversário. Para o dia estão programadas diversas atividades gratuitas voltadas para toda a família.

Serão apresentadas algumas das diversas atividades que ocorrem na unidade e as habilidades artísticas dos participantes. Entre os destaques estão os espetáculos teatrais “O Mágico de Oz”, às 11h e “Pelos olhos de Alice”, às 14h e “Oficinas de Construção de Malabares”, às 11h30, Óculos de realidade virtual. Todas as atividades estão sujeitas a disponibilidade de vagas.

Confira a programação:

O Mágico de Oz
Coordenação: Georgia Hubner
8/4 – sábado 11h00 às 12h00
Faixa Etária: Atividade Livre
Seleção: Aberto ao Público
100 vagas

Formado por atores mirins, o clássico O Mágico de Oz ganha versão urbana com intervenções lúdicas criadas pelos próprios protagonistas. Estudantes de artes cênicas, o grupo integra o núcleo de atores capacitados pela Oficina Cultural Juan Serrano.

Georgia Hubner é licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, atriz profissional e dançarina. Participou de cursos de teatro no Sesi e também de interpretação para Televisão com o renomado Luciano Sabino. Atualmente ministra oficinas em ONGs e espaços públicos.

Espetáculo teatral: Pelos olhos de Alice

Coordenação: Dona Mirna Cia De Teatro

8/4 – sábado 14h00 às 15h30

Faixa Etária: Atividade Livre

Seleção: Aberto ao Público

200 vagas

Espetáculo lúdico e bem colorido, pelos Olhos de Alice conta com figurinos que chamam atenção e agradam todas as idades. Produzido por Dona Mirna Cia de Arte, a adaptação do clássico infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas garante bastante diversão e interação com a plateia.

O grupo Dona Mirna Cia de Teatro é formada com objetivo de realizar trabalhos e experimentos na área das artes cênicas e já realizou diversas apresentações na capital e interior de São Paulo, com textos autorais e releituras de clássicos. Atualmente o grupo está em temporada no Espaço Teatral Dom Caixote.

Oficina Óculos Google Cardboard

Coordenação: Vanessa Pereira

8/4 – sábado 13h00 às 17h00

Público: interessados em internet, game e tecnologia

Faixa Etária: Atividade Livre

Seleção: Aberto ao Público

50 vagas

A oficina propõe a criação colaborativa de uma versão dos óculos de realidade virtual Google Cardboard. Utilizados para visualizar conteúdos digitais em 360º, os óculos serão disponibilizados para experimentação a todos os interessados no tema após o seu desenvolvimento.

Vanessa Pereira é designer multimídia, formada pelo Senac, e técnica em design gráfico, pela Etec Carlos de Campos, com pós-graduação em Estéticas Tecnológicas pela PUCSP. Possui experiência na área de comunicação visual, no desenvolvimento de peças gráficas e multimídia. Desde 2010 integra a equipe do SescSP, ministrando oficinas, cursos e palestras na área de cultura digital.

Oficina de Sachê aromático

Coordenação: Aline Silva

8/4 – sábado 10h30 às 13h00

Público: interessados em artes plásticas e geração de renda

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Seleção: Aberto ao Público

15 vagas

Obs: Vagas limitadas pela ordem de chegada
Durante a confecção, os participantes irão vivenciar o despertar do sentido sensorial através do contato com a arte da aromatização. Será discutido a influência dos aromas no nosso cotidiano e a sua importância na sociedade. Os sachês produzidos serão disponibilizados aos seus produtores.

Aline Silva é pós-graduada em Cosmetologia e Bacharel em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz. Possui larga experiência na área de desenvolvimento, controle de qualidade de produtos e matérias-primas. Com projetos na área artística, também ministra aulas particulares e realiza exposições de produtos cosméticos desenvolvidos em seu próprio ateliê.

Oficina de Embalagens criativas de origami

Coordenação: Daniele Shirozono

8/4 – sábado 15h00 às 17h00

Público: interessados em artes plásticas

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Seleção: Aberto ao Público

15 vagas

Obs: Vagas limitadas pela ordem de chegada

A oficina propõe uma experiência prática na confecção de embalagens a partir do origami, técnica de dobradura japonesa que utiliza o papel como suporte. Será um ótimo incentivo para quem busca geração de renda na área artística.

Daniele Shirozono é artista visual formada pela UNICAMP, onde também frequenta o programa de mestrado em Artes Visuais. Sua produção artística gira em torno da tridimensionalidade e da valorização das características de cada material que utiliza. Atualmente participa de exposições e possui projetos na área artística.

Oficina de MDF na produção expográfica 

Coordenação: Cia Valentina

8/4 – sábado 13h00 às 17h00

Público: interessados em artes plásticas e sustentabilidade

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Seleção: Aberto ao Público

20 vagas

Obs: Vagas limitadas pela ordem de chegada

A oficina tem o objetivo de apresentar as diversas possibilidades da utilização da placa de fibra de madeira de média densidade, conhecida popularmente por MDF, como um instrumento auxiliar no processo de produção de uma exposição. Como atividade prática será realizada a montagem e pintura de uma peça individual.

A Cia Valentina é especializada em exposição e produção artística em MDF com acabamento e corte a laser. Atua elaborando projetos para os segmentos educacionais, comerciais e culturais. Disponibiliza toda e qualquer ferramenta para artistas, artesãos e apaixonados por arte a criar e se divertir.

Oficina de construção de Malabares

Coordenação: Coletivo Pareia

8/4 – sábado 11h30 às 14h30

Faixa Etária: Atividade Livre

Seleção: Aberto ao Público

30 vagas
A oficina pretende habilitar crianças, jovens ou adultos a construírem seus próprios malabares. A construção possibilitará o desenvolvimento cognitivo em aspectos como habilidade motora, criatividade e socialização. O kit confeccionado será cedido aos participantes gratuitamente.

O Coletivo Pareia, é uma trupe de palhaças que navega pelo universo das artes cênicas e viaja no mundo lúdico da contação de histórias. Estreou em 2016 o espetáculo “Cabaré dos Corações Despedaçados” na Casa de Cultura do Itaim Paulista e na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Atualmente também apresenta números nas ruas e ministra diversas oficinas na área.

 

Pocket Show: O espelho da Rua

Coordenação: Manu San

8/4 – sábado 13h00 às 15h00

Faixa Etária: Atividade Livre

Seleção: Aberto ao Público

200 vagas

“O Espelho da Rua” apresenta um repertório autoral que transita por hip hop, pop rock, reggae e MPB, sempre tendo como inspiração o cotidiano das grandes cidades. O show contará com diversos elementos artísticos, como fantasias e instrumentos lúdicos.
Compositor e letrista, o músico Manu San é artista das praças e parques de São Paulo. Iniciou sua carreira no Japão, onde compôs temas para festividades nipônicas tradicionais, como as de Nagoya. Com diversos trabalhos autorais, foi convidado para se apresentar no “Brazilian Day Japan”.

 

Fotografia Lambe-Lambe

Coordenação: Guilherme Godoy

8/4 – sábado 13h00 às 17h00

Faixa Etária: Atividade Livre

Seleção: Aberto ao Público

100 vagas
O participante mergulhará no passado e poderá entrar em contato com aquele curioso fotógrafo ambulante que carregava sua máquina caixote em um velho tripé de madeira, cuja vitrine do trabalho são fotografias 3×4 fixadas ao lado. Esta é a fotografia lambe lambe, uma tradição artística e histórica.

Guilherme Godoy é graduado em Comunicação e Multimeios, com ênfase em Vídeo e Fotografia, pela PUCSP. Produziu durante três anos consecutivos o festival de música eletrônica Tribe e atuou como coordenador no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Elaborou a videoinstalação da exposição “Ibaré Lewá” no Centro Cultural São Paulo. Produz vídeos e fotografias para a marca francesa Ralph Kemp Paris.

SERVIÇO

Meio Dia de Cultura

Data: 08/04/2017

Horário: 10h30 às 17h

Local: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

 

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas -São Paulo

Telefone: (11) 3994-3362 / 3971-3640 | [email protected]

Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábado das 13h às 18h.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!