Oficina Cultural Alfredo Volpi abre inscrições para cursos de dança e espetáculos

0
70

As atividades são gratuitas e acontecem entre abril e junho

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, oferece quatro oficinas de dança e dois espetáculos durante o primeiro semestre de 2017. Os cursos são gratuitos e voltados para crianças e adultos que desejam explorar diferentes vertentes artísticas como teatro, escrita, história, memória e cultura popular.

Em Oficina de dança afro brasileira, com a bailarina e coreógrafa Kelly Santos, o público entra em contato com os aspectos corporais, simbólicos e históricos da África. A oficina começa no dia 05/04 e vai até 28/06, todas as quartas-feiras, das 19h00 às 21h30.

Já a oficina Aprofundamento e criação em dança ­– Teatro contemporâneo trabalha com dança e teatro. A proposta é questionar e criar a partir do tema “centro-periferia/periferia-centro”. Os encontros acontecem às sextas-feiras, entre o dia 07 de abril e 30 de junho, das 14h00 às 17h00. A professora Karina Ka, preparadora e terapeuta corporal, utiliza técnicas de pilates, yoga e reiki.

Em maio, é a vez das poesias e das palavras. A oficina Corpoema: A dança e a escrita poética através do estudo da presença, trabalha com a escrita criativa e as diversas possibilidades do corpo.  A poesia é o ponto de conexão entre os textos e o movimento corporal. A atividade acontece no dia 18 de maio, das 14h00 às 17h00, com os dramaturgos André do Amaral e Márcio Dantas, diretor do espetáculo Yabás. Esta peça, do Coletivo Corpo Aberto é baseada em memórias do universo feminino e a representatividade da mulher como força de resistência. A apresentação acontece no dia 20 de maio, às 18h30, com as atrizes Danielle Rocha, Verônica Avellar e Patrícia Bruschini.

No mês de junho, o grupo Fragmento Urbano traz diferentes manifestações tradicionais brasileiras e do hip hop, na Oficina Cozinhas Abertas: Jam Encruzilhada. São três encontros, nos quais os participantes dançam e improvisam teatro, entre os dias 02 e 23 de junho, todas as sextas-feiras, das 19h00 às 21h00. Já no dia 30, é apresentado o espetáculo de dança Encruzilhada, da mesma companhia. A peça propõe um ato de resistência do negro, da periferia, dos grandes mestres da cultura popular e do hip hop por meio de um resgate histórico da memória coletiva.

Os interessados devem se inscrever na recepção da Oficina Cultural Alfredo Volpi. Todas as atividades são gratuitas.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!