Boas vindas à Primavera! Estação teve início às 5h20 desta quarta

0
343

No dia 23 de setembro o Brasil dará as boas vindas à primavera, que se inicia a partir das 5h20 desta quarta feira e terminará no dia 22 de dezembro de 2015.

A primavera é uma estação sempre comemorada em todo mundo, pois é o marco do fim do inverno, uma estação fria e desconfortável para muitos. Ao contrário da primavera, que é sinônimo de celebração e do renascimento da natureza. É geralmente nesta época que as pessoas também renovam a organização de suas casas que ficaram fechadas a maior parte do tempo no inverno e que agora se abrem para o sol.

Segundo a astronomia da-se o nome de equinócio ao momento exato em que acontece o início da primavera. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, sendo em março o marco do início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, marca o inicio do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

A primavera do hemisfério sul é chamada de “primavera austral” e por se tratar de uma data equinocial o dia e a noite passam a ter a mesma duração. Cada dia que passa dura mais e a noite encurta um pouco.

O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico chamado solstício de verão, que é o período em que o hemisfério sul está inclinado cerca de 23,5° na direção do sol.

A primavera é conhecida pelo desabrochar das flores onde tudo fica mais florido e colorido. Como já dizia Clarice Lispector:

“Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela; Exatamente porque nunca são as mesmas flores.”

Que seja bem vinda mais uma primavera!

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!