Fábricas de Cultura oferecem cursos e atividades culturais gratuitas

0
39

Dizer que as Fábricas de Cultura fabricam cultura pode parecer um jogo de palavras ou um tipo de metáfora. Mas o sentido é literal. Nelas, se fabrica cultura de verdade. E da melhor qualidade.

Desses locais, saem artistas, crianças, jovens e adultos capacitados para desenvolver atividades ligadas à arte e cultura. São espaços de formação e difusão artística e cultural abertos à população e mantidos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Tudo de graça

Todos as ações desenvolvidas são gratuitas e abrangem cursos e atividades nas áreas de música, dança, teatro, circo, fotografia, vídeo, desenho, grafite, DJ, capoeira, entre outras.

Além das atividades formativas, há uma programação cultural que engloba shows, espetáculos teatrais, apresentações de dança e circo, palestras, oficinas e exibição de filmes, além de bibliotecas e um estúdio de gravação e captação de áudio.

Capacitação

As Fábricas de Cultura servem como polo de capacitação, uma vez que os jovens e adultos encontram nelas uma oportunidade de formação na área cultural, saindo preparados e aptos a iniciar uma carreira artística. Destaque ainda para a importância do contato com a arte na formação intelectual e desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

Integração com a comunidade

Há uma busca pelo fortalecimento das ações desenvolvidas nas Fábricas de Cultura junto à comunidade, por meio de parcerias firmadas entre a instituição e escolas, organismos sociais e outras entidades parceiras.

Acessibilidade

Os cursos oferecidos podem receber crianças, jovens e adultos com deficiência física ou intelectual. Toda estrutura é pensada para que o ambiente das Fábricas seja aproveitado por qualquer indivíduo. Para isso, os prédios são equipados com.

  • Acesso para cadeirantes, sanitários acessíveis, elevador e rampa de acesso.
  • Piso táctil.
  • Equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora.
  • Impressoras Braile e leitor de audiolivros.

Unidades

Ao todo, são 11 núcleos divididos entre as regiões norte, sul e leste e Centro. Eles ficam nos bairros Vila Curuça, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém, Cidade Tiradentes, Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Luz.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!