20 de julho é o dia do amigo. Saiba de onde vem essa tradição

0
42

“A pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”, este é o valor reconhecido e cravado na ata da sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em 21 de abril de 2011.

O grande antecedente da data que comemoramos neste dia 20 de julho, porém, foi a chamada Cruzada Mundial da Amizade, realizada em Puerto Pinasco, Paraguai, em 1958, e que teve como idealizador o médico Ramón Artemio Bracho, o qual buscava uma forma de instigar uma relação mais amigável entre as pessoas. Este acontecimento acabou fixando a data de 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade. Dentro do conceito da Cultura de Paz, 43 países, incluindo o Brasil e outros da América do Sul, apresentaram a proposta para celebração desta data, e a proposta foi então aceita de forma unanime pela Assembléia Geral.

Mas se a data fixada oficialmente como o Dia da Amizade fora 30 de julho, porque então a comemoramos no dia 20? Acontece que 1969, na Argentina, outro médico, chamado Enrique Ernesto Febbraro, destacou a chegada do homem à lua como um evento tão notável que por sua grandeza demostrava o poder da união entre os indivíduos, ou seja, segundo Febbraro, não há objetivos impossíveis para o homem que se une aos seus semelhantes. O médico escreveu cerca de quatro mil cartas, para diversos países, em diversos idiomas, com o intuito de fixar esta data tão importante como sendo o dia da amizade, e desde então, a Argentina passou a comemorá-lo na data de 20 de julho.

A comemoração do dia da amizade varia de país para país. Nos Estados Unidos e em alguns países da Ásia, por exemplo, instituiu-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre os amigos. No Brasil o costume era comemorar no dia 18 de julho, no entanto, o país vem adotando a data de 20 de julho, assim como ‘los hermanos’, sendo esta já a data oficial do dia da amizade em alguns estados e municípios.

Vale lembrar que apesar da repercussão, no Brasil, a data não é instituída por lei. Trata-se de uma manifestação popular comemorada com muito bom humor e carinho entre os amigos e amigas.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!