Festa do Divino é tema de evento no Museu de Arte Sacra de São Paulo

0
85

Secular festividade religiosa e folclórica de Mogi das Cruzes será apresentada na Capital, neste sábado; evento, com entrada gratuita, terá apresentação de Moçambique e café caipira

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será tema de evento no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, pelo segundo ano, o qual terá reza com um grupo de rezadeiras, ocorrerá neste sábado, 27 de fevereiro, das 10 às 15 horas, sob a temática da festa deste ano “Divino Espírito Santo, Derramai Sobre as Famílias a Graça da Misericórdia” e é aberto para a população em geral. A entrada é gratuita.

No Museu de Arte Sacra, a atração será dividida em duas etapas:  na parte da manhã, o grupo Moçambique Capela Santa Cruz do Botujuru, composto por 20 integrantes, abre o evento com uma apresentação folclórica de devoção ao Espírito Santo; logo em seguida é a vez dos violeiros da Orquestra da Viola (Folia) expressar a sua fé por meio da música. O período da manhã será encerrado com a mostra de vídeos da festa, que neste ano completa 403 anos de devoção ao Espírito Santo.

Já à tarde, as atividades serão retomadas às 14 horas, com a exposição de peças do Museu do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes “Professora AmáliaThereza Manna de Deus” e das Bandeiras dos Festeiros. Os visitantes farão, ainda, um passeio monitorado pelo Museu, localizado no Mosteiro da Luz, na Avenida Tiradentes, no Centro da Capital. O evento se encerra com o levantamento do mastro e a apresentação do grupo folclórico. Na oportunidade, serão servidos a típica cachaça Rosa-Sol e o tradicional café caipira.

Ouça a Matéria

Festa do Divino em Mogi das Cruzes

À frente da organização do evento, em Mogi, está a Associação Pró-Festa do Divino, cuja presidência é de Josmar Cassola Silva. De acordo com ele, somente de Mogi, cerca de 150 pessoas devem prestigiar o evento, que tem como proposta preservar uma história que une fé e folclore.

Queremos que a nossa Festa do Divino seja conhecida no Brasil como a maior festa em louvor ao Espírito Santo do País. Por isso, fica aqui o nosso convite. Visitem esse importante Museu de Arte Sacra para conhecer mais sobre a Festa do Divino de Mogi. Embora a cada ano aumente a quantidade de pessoas que visitam a festa, queremos que a população fora da Cidade e da Região do Alto Tietê, que hoje é o nosso maior público, também prestigie a nossa festividade”, destaca Josmar. Ele lembra, ainda, que o Museu de Arte Sacra é o maior em acervo da América Latina, e a sua credibilidade mostra que, “apesar da modernidade tradições estão sendo preservadas”.

Neste ano, a festividade religiosa será realizada de 5 a 15 de maio, tendo como festeiros Mônica de Sousa Mello e Sérgio Braz de Souza e capitães de mastro Helena Kioko Mori Fujii e Ciro Fujii.

O casal de festeiros ressalta que, para eles, esse evento no Museu de Arte Sacra representa uma extensão da Festa do Divino Espírito Santo fora da Cidade:

É a oportunidade que temos de apresentarmos um pouco do significado da devoção do povo mogiano pelo Espírito Santo e da nossa cultura, tão bem preservada por muitas pessoas que há séculos conduzem os preparativos, buscam os detalhes dos costumes e assim vem ultrapassando fronteiras”. Mônica e Sérgio, que no momento se dedicam à realização de mais uma festividade religiosa, aproveitam para dizer aos fiéis que os preparativos seguem a todo vapor. “Com a graça e misericórdia de nosso Deus tudo está caminhando muito bem. Há dificuldades, ansiedade, preocupações, mas também há trabalho e confiança. A devoção ao Divino Espírito Santo é a demonstração da fé do povo em Deus, é a esperança da construção de um mundo justo e fraterno”.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Evento sobre a Festa do Divino
Quando: 27 de Fevereiro, das 10h às 15h
Onde: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Av. Tiradentes, 676
Ingressos: #VaDeGraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!