“A pausa é parte integrante da vida.” Esse é um dos chamados da escritora e curadora Bianca Santana para destacar o tema “Pausa para o agora” que vai nortear os encontros, performances artísticas e experiências da 8ª edição do FLI – Festival Literário de Iguape. Bianca divide a curadoria com o crítico literário Reynaldo Damazio e com o produtor cultural Antonio de Lara Mendes. Integrante do Programa Oficinas Culturais, o festival gratuito será virtual neste ano, via Instagram , Facebook e YouTube, até 20 de setembro, com acessibilidade em Libras em 13 e 20/09. Gerenciado pela Poiesis, Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Motivos para assistir e participar do FLI 2020 – Pausa para o agora
1) Oportunidade de ampliar olhares em relação à literatura, territórios, identidades e culturas regionais;
2) Conhecer os coletivos culturais da região do Vale do Ribeira;
3)Conferir os diálogos de pensadores, líderes de comunidades indígenas e quilombolas, de agentes culturais, artísticos e sociais;
4) E apreciar a apresentação de Gilberto Gil, artista que encerra o festival.
Além do compositor e multi-instrumentista Gilberto Gil, nomes como Amara Moira, Ailton Krenak, Emicida, Preta Rara, Jerá Guarani, Siba, Tiganá Santana, Marcelo D’Salete e Raull Santiago estão entre os convidados da 8ª edição do FLI com apresentação de Roberta Estrela D’Alva e Mel Duarte .
Confira a programação
PRÓLOGO FLI
Intervenção | Slam do Corpo
7 a 19/09, a cada dois dias – às 12h
Assista: IGTV do instagram.com/OficinasCulturais
Conversa | Literatura, curadoria e liberdade
Com Antonio de Lara Mendes, Bianca Santana e Reynaldo Damazio | Mediação: Roberta Estrela D’Alva
13/09 – domingo – 17h
Assista: youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo e facebook.com/OficinasCulturais
Acessível em Libras
FLI CONVIDA
Assista: instagram.com/OficinasCulturais
14/09, segunda-feira, 20h | Sarau
Batalha da Ilha 013 | Apresentação: Mel Duarte
15/09, terça-feira, 21h | Conversa
Deco Miracatu e Marcelo D’Salete
16/09, quarta-feira, 21h | Conversa
Fernando Oliveira e Maria Titi Rubio
17/09, quinta-feira, 21h | Conversa
Allan da Rosa e Lisângela Kati do Nascimento
18/09, sexta-feira, 19h | Conversa
Gisele Corrêa Ferreira (Flipoços), Julio Ludemir (FLUP), Afonso Borges (Fliaraxá), Diane Pardial (FELIZS), Priscila Prado (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) e Angela Fraga (FLIPELÔ) | Mediação: Bianca Santana
19/09, sábado, 20h | Sarau
Coletivo Jovem de Iguape | Apresentação: Mel Duarte
FLI ON-LINE
20/09, domingo
Acessível em Libras
Assista: youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo e facebook.com/OficinasCulturais
Mediação: Mel Duarte e Roberta Estrela D’Alva
Intervenção
Alquimia de quem somos
Capítulo 1: terra – 16h; capítulo 2: cultivo – 19h25; capítulo 3: colheita – 21h35
Com Leonardo Silva (cacique na Tekoa Jejytu), Luiz Ketu (quilombola da comunidade São Pedro), Nilce de Pontes Pereira (quilombola da comunidade Ribeirão Grande/Terra Seca) e Parapoty Cléo (Tekoa Itapuã)
16h20 | Conversa
Principia
Com Ailton Krenak e Emicida | Mediação: Mariana Belmont
17h12 | Intervenção
Coletivo Jovem de Iguape e Batalha da Ilha 013
17h25 | Conversa
De onde se é
Com Edinho Santos, Gabriela Gaia e Paulo Cesar Franco | Mediação: Preta Rara
18h15 | Tradição
Grupo Fandango do Prelado
18h20 | Música
Batucajé do Vale convida Marília Aguiar
18h30 | Conversa
Memória e Presente
Com Ana Maria Gonçalves, Siba e Tiganá Santana | Mediação: Esmeralda Ribeiro
19h20 | Dança
Companhia Viela de Danças Urbanas
Formada por Emerson Trankas, Danielle Karoline, Gabriel Albernaz, Jéssica Roberta, Karol Dennyn e Marlon Martins.
19h30 | Conversa
Metanarrativas da emergência
Com Aline Rochedo Pachamama, Giovanni Venturini e Raull Santiago | Mediação: Magô Tonhon
20h20 | Teatro
Leitura dramática: Pausa para o agora
Com Felipe Ferrimann (Grupo Evoé de Teatro), Gerson Fontes (Cia. Ditirambo de Teatro), Herick Villeiro (Grupo Caixa Preta de Teatro), Izabelle Ferreira (Grupo Caixa Preta de Teatro), Roni Márcia Morais (Vice-Versa Grupo de Teatro) e Samuel Cabral (Grupo Evoé de Teatro) | Dramaturgia: Fabiano Muniz (Grupo Caixa Preta de Teatro e Associação Companhia das Artes)| Direção: Georgette Fadel (diretora, atriz pela Escola de Arte Dramática e colaboradora em diversos coletivos teatrais).
20h40 | Música
Packaw e Bruna Rosa
20h45 | Conversa
Literatura universal
Com Amara Moira, Jerá Guarani e Julio Cesar da Costa | Mediação: Elizandra Souza
21h45 | Música
Gilberto Gil – apresentação no encerramento do festival
*Não é necessária inscrição para participar e assistir as apresentações.
Para mais informações, acesse http://oficinasculturais.org.br/flionline/