Depois de 70 anos, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, ganha um videoclipe

0
55

Uma das canções mais emblemáticas da música brasileira, Asa Branca, composta por Luiz Gonzaga há 70 anos, acaba de ganhar um videoclipe, o primeiro produzido sobre o cantor.

Parte da campanha #eternogonzagão, o vídeo foi produzido pela Schin e é uma homenagem ao Rei do Baião, como era chamado um dos maiores nomes da história da música brasileira.

As gravações

A produção envolveu uma mistura entre novas tomadas e imagens do acervo da TV Cultura. Os principais trechos foram gravados em Exu, interior de Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga. O videoclipe mostra cenas de lugares onde o artista viveu.

Outros músicos

A gravação reuniu mais de 70 músicos, tocadores de sanfona, triângulo e zabumba. Oswaldinho do Acordeon, grande parceiro de Gonzagão, na vida e na carreira, também participou da produção.

Segundo o gerente de Marketing da Schin, Bruno Piccirello, a ideia foi resgatar e ampliar o alcance da canção, considerada o Hino do Nordeste.

“Esta é uma iniciativa arrojada e inédita. Quando nos debruçamos sobre a obra do grande artista Gonzagão e nos deparamos com as mais de 600 músicas e 200 discos gravados, sentimos falta de um projeto audiovisual que evidenciasse toda a beleza do sertão nordestino e sua riqueza musical. Com os novos recursos tecnológicos, pudemos resgatar e ampliar a força do vinil e a voz deste pernambucano que tantas emoções nos traz com esta grande composição, considerada o Hino do Nordeste”, comentou.

Asa Branca

Composta em 1947 por Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira, Asa Branca fala da seca no Nordeste brasileiro e dos percalços enfrentados pelo povo daquela região. Pouca gente sabe, mas há outra canção chamada ‘A Volta da Asa Branca’. Ela conta sobre o retorno do retirante e de sua nova vida no sertão.

Ações semelhantes

Esta não é a primeira vez que uma canção de grande apelo popular ganha um clipe após a morte de seu compositor. Em 2011 a Vivo lançou um filme sobre a música Eduardo e Mônica, composição de Renato Russo, vocalista da Legião Urbana.

Foto de Hércules Feliz.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!