Pianos e Cordas são destaques nas tardes de domingo no Teatro do SESI SP

0
10

Pianos, violinos, violas e violoncelos tomam conta do palco do Teatro do SESI-SP em outubro, no projeto Música em Cena. As apresentações acontecem nos dias 4, 11, 18 e 25 e prometem trazer alguns dos melhores nomes em música erudita para as tardes da avenida Paulista.

Abrindo a programação, o Quarteto Zimmer se apresenta no dia 4, com composições de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Alberto Nepomuceno (1864-1920). O quarteto de cordas formado em 2010 pelas jovens instrumentistas Jennifer Cardoso (viola), Patrícia Rezende Vanuci (violoncelo), Ana Cavalheiro e Gabriela Fogo (violinos) surgiu da paixão comum das integrantes pela sonoridade das cordas.

O nome do grupo é uma homenagem ao alemão Hans Zimmer (1957), um dos maiores compositores de trilhas sonoras cinematográficas da atualidade, vencedor de inúmeros prêmios por suas canções originais para filmes como O Rei Leão (1995), Gladiador (2001), A Origem (2010) e Transformers (2009).

No domingo (11), é a vez do pianista Marcelo Bratke apresentar seu novo recital de piano, que revela a influência do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1849) na obra do também compositor e pianista brasileiro Ernesto Nazareth (1863-1934). No repertório estarão os 24 prelúdios de Chopin e as valsas e tangos brasileiros de Ernesto Nazareth. O programa já foi endossado em 13 outras passagens por algumas das mais importantes salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall (EUA), Wigmore Hall (Inglaterra), Konzerthaus (Alemanha), e o Suntory Hall (Japão). Marcelo Bratke foi premiado recentemente em Londres com o 14th Brazilian International Press Award – United Kingdom.

Outro pianista sobe ao palco na semana seguinte (18). Após uma intensa pesquisa para resgatar a obras inéditas de grandes compositores, o premiado Braz Velloso reuniu todo o trabalho em dois CDs, além de um concerto didático. Nele, o pianista interpreta composições inéditas de Leopoldo Miguez (1850-1902) e Henrique Oswald (1852-1931), profundamente influenciado pelo Romantismo europeu. Para Velloso é fundamental restabelecer a atualidade deste repertório. Mais do que ouvir, o público presente terá a oportunidade de entender a importância destes nomes para a história da música brasileira.

Já o concerto do dia 25, fica por conta do Duo da violinista Tânia Camargo Guarnieri e da pianista Araceli Chacon, com um repertório recheado de obras eruditas escritas entre os séculos XIX e XX por compositores de várias nacionalidades, dentre eles o alemão Johannes Brahms (1833-1897), o austríaco Franz Schubert (1797-1828), o francês Claude Debussy (1862-1918) e o brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993).

As reservas antecipadas on-line para as sessões que acontecem entre os dias 1º e 15 já podem ser realizadas pelo sitewww.sesisp.org.br/meu-sesi; e as reservas para as sessões entre os dias 16 e 30 têm início no dia 10 de outubro, a partir das 8h. Os ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias dos shows, a partir das 11h.

Sobre o Música em Cena

Com o objetivo de valorizar a riqueza e a pluralidade dos gêneros, um espetáculo musical é apresentado ao público, semanalmente, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, na avenida Paulista. O projeto Música em Cena 2015 é realizado desde 1999, sempre aos domingos, às 12 horas, com entrada gratuita.

Repertórios:

Quarteto Zimmer: Labirinto em Cordas
Ludwig van Beethoven – quarteto de cordas Op. 95, nº 11 em Fá menor (Serioso)
Alberto Nepomuceno – quarteto de cordas nº2 em Sol menor

Marcelo Bratke: De Chopin a Nazareth
Frederic Chopin – 24 prelúdios Opus 28
Ernesto Nazareth – Coração que Sente, Tenebroso, Apanhei-te cavaquinho, Odeon, Brejeiro e Fon Fon

Braz Velloso: Redescoberta do Romantismo Brasileiro
Henrique Oswald – Six Morceaux opus 14 (Berceuse; Mazurka; Tarantelle; Barcarolle; Nocturne Scherzo); Il Neige!; Feuilles d’Album opus 20 (Inquiétude; Chansonnette; Désir Ardent)
Leopoldo Miguez – Souvenirs opus 20 (Nocturne; Mazurka; Lamento; Scherzetto); Allegro Appassionatto opus 11

Duo Tânia Camargo Guarnieri e Araceli Chacon
G.F. HAENDEL (Sonata em La maior) – Andante; Allegro; Adagio; Allegro
M. BRUCH – “Kol Nidrei”
C. DEBUSSY – “La fille aux cheveux de lin”
J. BRAHMS – “Scherzo”
M. CAMARGO GUARNIERI – “Encantamento”
F. SCHUBERT – Sonata “Arpeggione”; Allegro moderato; Adagio; Allegretto

Música em Cena 2015

Shows: Quarteto Zimmer; Marcelo Bratke; Braz Velloso; Duo Tânia Camargo Guarnieri e Araceli Chacon
Data: 4, 11, 18 e 25 de outubro, respectivamente.
Horário: 12h
Local: Teatro do SESI-SP, av. Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias dos espetáculos, a partir das 11h.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!