Livro traz histórias de filosofia para despertar a atenção das crianças

0
9
foto de uma criança com lápis na mão pensando em algo

O livro Me Belisca!, lançado pela Editora Moderna, traz sete historinhas filosóficas que prometem despertar o interesse da molecada pela filosofia

Toda criança já passou pela fase de questionar o “por quê” de todas as coisas e de querer compartilhar as novas descobertas com as pessoas com quem convive. O que elas não sabiam é que estavam utilizando uma ferramenta fundamental para o conhecimento: A filosofia. Esse é o tema do novo livro do autor Samir Thomaz, Me Belisca! Sete histórias filosóficas para crianças, lançado pela Editora Moderna.

Ao contar histórias comuns do dia a dia da criançada, o escritor mostra como a filosofia está presente em cada brincadeira, em cada descoberta, em cada sentimento e mesmo quando eles nem percebem. Como na história de duas garotas que fazem uma coisa proibida e depois morrem de medo de serem descobertas; ou a do garoto que ficou intrigado ao saber que o mendigo da sua rua já foi uma criança um dia também; ou do homem que realiza caridades uma vez por semana sem que ninguém saiba. Dessa forma, o leitor é guiado a debater e analisar as condutas de cada personagem nessas histórias, que por vezes deixam o final a critério de quem lê.

O título, ilustrado por Maira Chiodi, conta com uma linguagem divertida, dinâmica e fácil de entender, e traz sete filósofos famosos e suas teorias ao final de cada narrativa. Além disso, possui atividades e exemplos de como uma ideia, um poema, uma letra musical, uma fotografia, uma ilustração ou uma obra de arte podem trazer muita reflexão.

O Livro Me Belisca! Pode ser encontrado nas principais livrarias do país com o preço aproximado de R$ 44 por exemplar.

Sobre o autor

Samir Thomaz é autor de ficção e não ficção e editor. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em globalização e cultura pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Fesp. Em 2014, escreveu o livro Histórias do dia a dia: Um toque de filosofia, que também foi publicado pela Editora Moderna.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!