Dia Mundial do Macarrão. Conheça curiosidades e diferentes tipos de massas

0
34

Hoje, dia 25 é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. A data é celebrada desde 1995 e foi criada durante o I World Pasta Congress, em Roma, na Itália. E já que a data cai exatamente no domingo, que é tradicionalmente conhecido como dia de reunir a família e comer macarrão, o hellofood, empresa líder de pedidos de comida online presente em mais de 45 países, traz informações, além de curiosidades e receitas saborosas do prato.

Queridinha por ser prática, versátil e barata, a pasta já faz parte do cardápio de 95,5% dos lares no país, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). Além disso, o brasileiro é o terceiro consumidor mundial de massas, atrás apenas dos estadunidenses e dos italianos. Por aqui, são vendidos mais de 60 formatos diferentes de macarrão, que atende a todos os gostos.

Curiosidades
Segundo a Encyclopedia of Pasta, vários cientistas, baseados em achados arqueológicos, atribuem a invenção do macarrão aos chineses, há 4 mil anos. O livro ainda apresenta diversas teorias, tais como o surgimento do prato na Palestina, ainda no período da Antiguidade, ou a convenção de que os gregos foram os primeiros a consumir o alimento. Independentemente de onde foi criado, o país que o popularizou foi a Itália, onde ganhou centenas de formatos, recheios, molhos e fama. Acredita-se que o macarrão chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

Mas o macarrão é feito de que? Normalmente a partir da mistura de farinha de trigo e água. A receita também pode levar ovos e tem diversas variações na textura. Historicamente, o macarrão fresco é feito a mão, enquanto a opção seca passa pelo método de processamento. Além disso, ao longo dos anos o alimento ganhou novas versões e adaptações, principalmente para combater o alto valor calórico conhecido por todos. O hellofood separou algumas opções, que seguem abaixo:

Macarrão a base farinha branca é considerado um alimento pobre em nutrientes,  colesterol, gorduras e sódio, além de ter alto índice glicêmico. Dica: Lumache, também conhecido como “macarrão caracol”, recheado com queijo a base de molho de funghi secchi ou tomate tradicional.

Integral é rico em fibras e nutrientes como magnésio, zinco, selênio e vitaminas do complexo B. Dica: Spaghetti ao molho branco com brócolis.

Sem glúten é indicado para tem intolerância a lactose e ao glúten. Dica: Penne combinado com escarola, tomate e queijo.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!