Últimas semanas para ver a mostra “Pioneiros do design brasileiro” no MCB

0
7

Últimas semanas para conferir a 3ª edição da série Pioneiros do design brasileiro, abordando a obra de Fulvio Nanni, um dos precursores do design de autor nos anos 1980 no Brasil. Realizada pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a exposição permanece em cartaz até 28 de fevereiro e é composta pelo painel Pioneiros do design brasileiro: Fulvio Nanni e pela mostra de mobiliário e desenhos originais Nanni Movelaria (1981 – 1995).

No painel expositivo, estão reunidas informações e imagens de Fulvio Nanni ao lado de uma vitrine com o criado-mudo Tridzio, que recebeu o Prêmio Destaque no 1º Prêmio Design MCB (1986). Já a retrospectiva da Nanni Movelaria apresenta mesas, cadeiras, bancadas e estantes que remetem à loja que marcou época na Rua Augusta entre 1981 e 1995, além de peças emblemáticas do designer como a poltrona Sand e a cadeira Raio 23, reeditadas, desde 2005, pela loja de mobiliário brasileiro DPOT.

Sintonizado com experimentações livres da rigidez formal e funcionalista do móvel moderno tradicional, Fulvio Nanni foi pioneiro ao introduzir padrões estéticos alinhados com as propostas do nascente pós-modernismo. Sua produção, além de seguir a boa tradição da marcenaria artesanal brasileira, explorando a diversidade das madeiras locais, promoveu a fusão de novos materiais industrializados, pesquisando e experimentando, com liberdade, combinações com metal, mármore, vidro, fórmica, resina plástica, borracha, lona e tela”, afirma Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Com esta iniciativa, Pioneiros do design brasileiro, que já homenageou os profissionais Fábio Alvim e Luciano Deviá, o Museu pretende resgatar trajetórias individuais marcantes.

Esta série reconhece e valoriza os principais designers nacionais, em especial os pioneiros, que ainda hoje são desconhecidos do público”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB. “A pesquisa e difusão sobre essas figuras icônicas são essenciais para o desenvolvimento do design no país.”

Pioneiros do design brasileiro: Fulvio Nanni e Nanni Movelaria
Quando: Até o dia 28 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Onde: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Ingressos: R$ 7  inteira; R$ 3,50 meia
Observações: Crianças de até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos. A visitação é gratuita aos sábados, domingos e feriados. O museu conta com acesso para pessoas com deficiência e bicicletário com 40 vagas. Há estacionamento pago no local.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!