Museus do Estado de SP têm programação especial para o Dia das Crianças

0
6

Além de todas as atrações que o Museu da Secretaria da Cultura do Estado já possuem normalmente, no final de semana do dia das crianças, dias 10 e 11 de outubro, haverá atividades especiais para pais e filhos. E na segunda-feira, dia 12, o Museu Catavento estará aberto e com entrada gratuita para todos. O Museu da Imagem e do Som também funciona na segunda-feira, com Destaque para a Mostra Truffaut. Confira a programação:

Museu Catavento

O Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia, estará aberto, excepcionalmente, na segunda-feira, 12 de Outubro, com programação especial para toda a família. Às 11h e 15h, haverá apresentação do espetáculo Viver com Saúde, que aborda a importância da alimentação saudável, por meio de atividades lúdicas e interativas. Os visitantes também poderão participar do Workshop de Novas Tecnologias e experimentar o funcionamento de tecnologias exponenciais, como Impressão 3D, Óculos de realidade virtual (Rift) e o MAKEY MAKEY – tecnologia que permite acionar o computador por meio de objetos inusitados.

MIS – Museu da Imagem e do Som

O MIS abre suas portas no feriado de 12 de outubro, segunda-feira, a partir das 11h, com uma programação cultural diversificada durante todo o dia. Os fãs da sétima arte não podem perder a Mostra Truffaut, que traz os clássicos do cineasta francês para a tela do MIS, em cópias digitais restauradas Quem adquirir o ingresso para qualquer um dos filmes da Mostra tem direito à entrada gratuita na exposição. Serão exibidas as seguintes produções: 14h30 – A História de Adele H; 17h – A Mulher do Lado; 19h30 – Jules e Jim. A visita ao Museu se completa com três exposições fotográficas no térreo, todas com entrada gratuita.

Museu de Arte Sacra

Que tal aproveitar o mês das crianças para conhecer uma tradicional brincadeira? Todos os sábados de outubro, às 15h, o Museu de Arte Sacra promoverá uma visita ao acervo, seguida da produção de brinquedo e exploração do jardim do Mosteiro. Os visitantes conhecerão a origem do jogo “Cinco Marias” que começou com os gregos e, apropriado pelos portugueses, ganhou esse nome tão popularmente conhecido por nós. Os participantes confeccionarão suas próprias “Marias” e explorarão o jardim do Mosteiro com esse divertido jogo.

Museu Afro Brasil

No domingo, dia 11 de outubro, o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil convida mães, pais e filhos para uma visita a exposição de longa duração e para uma oficina com foco em obras de arte com representação de relações de maternidade, fertilidade e parentesco. A visita mais a oficina tem duração de 3 horas. É necessário se inscrever com antecedência pelo endereço [email protected].

Museu da Imigração

Apresentações de danças infantis de grupos de comunidades de imigrantes e descendentes estão programadas para o domingo, dia 11, no Museu da Imigração. Grupos infantis das comunidades de imigrantes e descendentes começam a programação do dia. Às 15h, o Guaricana Tanzgruppe exibe ao público danças folclóricas alemãs. Em seguida, às 15h30, tem o Pedilea, grupo folclórico de danças gregas. Já às 16h, o “Música e dança brincante”, programação elaborada pela Casa do Brincar, conduzirá todos pelo mundo do faz de conta em uma atividade onde o corpo vira instrumento musical e os ritmos se misturam de maneira inusitada e divertida com violão, cavaquinho, ocean e percussão. Todas as atividades acontecem a partir das 15h com entrada gratuita e para todas as idades.

Pinacoteca

Também no domingo, dia 11 de outubro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo  promove o  Pinafamília, com  atividades voltadas para todas as idades, que conduzem os visitantes a uma viagem pelo acervo do Museu. Desenvolvido a partir de quatro elementos básicos das artes visuais: linha, ponto, forma e cor, o Pinafamília é formado por atividades lúdicoeducativas como visitas, jogos e espetáculos de dança que incentivam a convivência entre distintas gerações de visitantes e desenvolvem novas maneiras de olhar e entender as obras de arte da Pinacoteca. As atividades são gratuitas e acontecem no auditório e 2º andar do museu.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!