Museu Catavento comemora 7 anos com programação especial

0
90

As comemorações se estendem por todo o mês de março, com atividades gratuitas para toda a família no Museu Catavento

Na próxima sexta, dia 25 de março, o Museu Catavento Cultural comemora 7 anos de existência. A instituição, que faz parte do departamento de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, celebra o sétimo aniversário com a marca de 3 milhões de visitantes, desde a sua abertura, em 2009.

Para comemorar a data, o Catavento Cultural apresentará ao público uma edição especial do espetáculo Química em Show, e uma oficina de construção de um Mini Terrário, atividades estas que são indicadas para toda a família, desde as crianças até os adultos.

Química em Show

O Química em Show é um espetáculo científico, que apresenta experiências de forma lúdica e visualmente atrativa, buscando prender a atenção do espectador. Na atividade, são tratadas transformações químicas, com o objetivo de mostrar ao visitante como a matéria pode ser transformada, produzindo novas substâncias.

Ouça a Matéria

Líquidos mudam de cor, sólidos se transformam em líquidos e gazes, e experiências com o Luminol prometem encantar o visitante. O evento também mostra como é possível observar diferentes tipos de energia, como a luz, o som e o calor. Conceitos aparentemente complexos serão explicados de forma bem simples, introduzindo o espectador nas atividades, e misturando educação com diversão.

Oficina de Construção de um Mini Terrário

Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma garrafa de vidro fechada para observar a metamorfose destes insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir desse incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.

Na oficina do Catavento Cultural, cada visitante construirá seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem e discussão da monitoria antecedente à construção, e os participantes ainda poderão levar seu mini terrário para casa.

O espetáculo Química em Show acontecerá no dia 19 de março, no auditório do Museu Catavento, em quatro horários: às 10h30, 12h00, 14h00 e 15h30. Cada apresentação terá 30 minutos de duração. Já a oficina de construção do Mini Terrário acontece nos dias 13, 20 e 26 de março, no piso superior da instituição. As oficinas acontecerão também em 4 horários: às 10h, 12h, 14h e 16h, com 30 minutos de duração cada. Para participar das atividades é necessário retirar uma senha no balcão da recepção do museu. As vagas são limitadas.

Oficina de Criação de um Mini Terrário | Próxima Edição
Quando: Sábado, dia 26 de março, às 10h, 12h, 14h e 16h
Onde: Museu Catavento Cultural
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Brás
Ingressos: #VáDeGraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!