Mostra O Corpo é a Casa, de Erwin Wurm, estreia no CCBB SP em janeiro

0
357

Em janeiro o CCBB São Paulo recebe uma exposição cheia de personalidade. Criada pelo artista austríaco Erwin Wurm, a mostra O Corpo é a Casa, mistura as características físicas e psicológicas de cada indivíduo às personalidades de objetos inanimados. A exposição abre no dia 25 de janeiro, e fica em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil até o dia 3 de abril.

A personalidade das coisas

De vez em quanto a gente ouve alguém dizer que um cão consegue puxar tanto a personalidade de seu dono, que suas características físicas passam a ser semelhantes. Para Erwin Wurm essa capacidade vai além, e transcende a barreira da vida orgânica. Para o artista, objetos como a casa, o carro e as roupas, são parte do nosso corpo, como se fossem uma segunda pele.

Em sua obra, Wurm retrata esses objetos delegando a eles personalidade e características peculiares. Uma residência obesa, um vaso sanitário magro, um carro acima do peso, dão aos tais objetos uma linguagem própria e, ao mesmo tempo, refletem neles um pouco de cada um de nós.

Uma abordagem crítica

Esse trabalho exposto no CCBB utiliza esses objetos familiares como mote para um novo conceito. O contexto inesperado e, às vezes cômico, é também uma crítica ao comportamento da sociedade contemporânea. Assim, as características das pessoas, e dos objetos que as cercam diariamente, são interligados, e a observação proposta vai além das características físicas. Erwin Wurm propõe um olhar à camada psicológica e espiritual das coisas.

Palestra com Erwin Wurm no CCBB

No dia 25 de janeiro, data da abertura da mostra, o artista Erwin Wurm fará uma palestra no Centro Cultural do Banco do Brasil. Com início às 15h, Wurm realizará um bate papo com o público, que poderá conhecer um pouco mais sobre seu processo criativo. Importante ressaltar que para participar da palestra é necessário retirar uma senha, uma hora antes do início do evento.

Acessibilidade

O CCBB trabalha com um aplicativo bem bacana, que serve como complemento às visitas. O Guia Auditivo, ou Audioguia, apresenta algumas informações complementares, que melhoram a experiência do espectador, e ajudam também às pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual. Você pode baixar o aplicativo gratuitamente na Apple Store e Google Play, ou no site bb.com.br/cultura.

Resumo para agenda

A exposição O Corpo é a Casa, de Erwin Wurm, acontece no CCBB de São Paulo entre os dias 25 de janeiro e 03 de abril. O Centro Cultural fica aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h. A entrada é #vádegraça e o programa é indicado para todas as idades.

E você leitor, gostou dessa dica? Conta pra gente o que achou, deixando um comentário aqui no artigo. Não se esqueça de curtir a página do Vá de Cultura no Facebook, e interagir com a gente, usando a hashtag #vádecultura nas fotos de suas redes sociais.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!