Mostra com obras de Macaparana segue até 30 de julho na Dan Galeria

0
62
Foto de uma das obras da exposição de Macaparana na Dan Galeria

A mostra com trabalhos inéditos de Macaparana fica em cartaz até o final deste mês, na Dan Galeria, com entrada #VáDeGraça.

Acessibilidade: Este artigo possui links que abrem em uma aba externa. Este artigo possui uma versão em áudio.

50 obras de José de Souza Oliveira Filho, o Macaparana, estarão disponíveis para apreciação na mostra que acontece na Dan Galeria até o próximo dia 30 de julho. A exposição individual apresenta trabalhos inéditos do artistas, criados entre 2012 e 2016.

Ouça a matéria:

O rigor geométrico e a informalidade da abstração estão entre as principais características do trabalho exposto, causando uma oposição entre a liberdade criativa do autor e a precisão dos traços. Numa comparação lúdica, é quase uma união entre a área de humanas e a de exatas, gerando uma composição geométrica extremamente sensível. As obras criadas e selecionadas para a exposição fazem parte de uma série de trabalhos feitos em aço inoxidável, papel e madeira.

A arte geométrica, no Brasil, realizou uma revolução que deixou de fazer pintura e passou a inventar com as cores e as formas geométricas um universo outro, uma geometria outra de que a arte de Macaparana é exemplo notável”, afirma Ferreira Gullar, que assina o texto crítico do catálogo da exposição.

Sobre Macaparana

Nascido em 1952, Macaparana tem uma das trajetórias mais notáveis da arte brasileira da segunda metade do século 20. Autoditada, aprendeu a desenhar e a pintar em lápis e papel, num período de convalescença durante a infância, e expôs, pela primeira vez, aos 18 anos, em Recife.

Em uma das exposições mais importantes de sua carreira, Macaparana teve seus trabalhos apresentados na Pinacoteca do estado de São Paulo, em 1994. Na ocasião, a instituição apresentou uma retrospectiva que incluiu uma seleção de obras realizadas pelo autor entre 1987 e o início da década de 1990.

Em 2009 Macaparana expõe em Madrid, pela primeira vez, e no ano seguinte seus trabalhos ganham os salões da galeria Jorge Mara, em Buenos Aires. De volta à Europa, em 2011, Macaparana expõe em Paris, na galeria Denise René, onde voltou a expor no início deste ano.

A exposição de Macaparana na Dan Galeria, em São Paulo, vai até o dia 30 de julho, com entrada gratuita. A visitação acontece de segunda a sexta das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 13h.

Serviços

Exposição Individual de Macaparana
Quando: Até 30 de julho
Horário: Segunda a sexta das 10h às 18h; Sábados das 10h às 13h
Onde: Dan Galeria
Endereço: Rua Estados Unidos, 1638 – Jardim America
Ingressos: #VáDeGraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!