Artista brasileira Lilian Bomeny expõe “Semblante da Natureza” em Paris

0
6

Com uma carreira de mais de 25 anos, a artista plástica Lilian Bomeny se prepara para a exposição Semblante da Natureza, no Centro Cultural Claustro Billettes, em Paris. A exposição estará em cartaz de 09 a 30 de outubro.

Pela primeira vez em sua carreira, a artista Lilian Bomeny apresenta numa exposição uma série completa de esculturas, fruto de uma grande pesquisa de materiais, temas, discussões e desenvolvimento artístico. Com curadoria de Ricardo Chaves Fernandes, brasileiro radicado em Paris, a mostra encurta as distâncias entre as diversas linguagens da arte e mostra que há sempre diálogo entre o clássico e o contemporâneo.

Analisando minhas pinturas, comecei a sentir que poderia tirar algumas personagens das telas, tornando-as reais e palpáveis, facilitando a integração desses personagens com o público. Sendo assim, criei uma peça escolhida em argila, vendo que a passagem para uma terceira dimensão é possível através da escolha do bom material. É fato que o desenvolvimento de esculturas e obras em terceira dimensão já acompanhava o meu trabalho há muitos anos, trata-se portanto da continuidade do meu processo de criação, que culminou nesta nova série”, revela Lilian Bomeny.

A mostra busca apresentar ao público a relação da arte com a natureza. Vindos de uma longa carreira de pesquisas e culminando na expressão tri-dimensional do trabalho da artista, autodidata, e que mantém em seu trabalho figurativo uma grande identidade para com o seu país. Foram 6 meses de trabalho, que resultaram em 10 esculturas, medindo de 40 a 60 centímetros, no material: bronze e pó de mármore.

O local desta apresentação não poderia ser melhor: no coração da área do Marais, num dos prédios mais antigos e ainda conservado desde o período medieval. Um claustro com uma vasta história e tombado pelo patrimônio nacional, contando em seus corredores e suas abóbadas longas histórias de vida e de arte. Esse mesmo espaço histórico, transformado hoje em centro cultural, recebe diversas manifestações artísticas na cidade e é considerado um espaço de arte único.

A mostra Semblante da Natureza acontece na melhor data de apresentação da arte contemporânea na cidade de Paris, data em que a cidade está voltada para feiras como FIAC e diversos outros eventos internacionais, que proporcionam aos artistas e suas obras um grande contato com o mercado internacional.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!