Exposição Luzes da Cidade estreia em janeiro no Conjunto Nacional

0
39

Você sabe como é feita a geração e a transmissão da energia elétrica que chega até a tomada de sua casa? É um longo caminho, desde as usinas, passando por diversas linhas de transmissão e transformadores, até chegar à cidade. Uma boa e divertida forma de aprender sobre o assunto é visitando a exposição que a Fundação Energia e Saneamento preparou. Se você tem curiosidade sobre o assunto, se quer levar seus filhos e aproveitar para lhes ensinar sobre o assunto, ou se é professor e pretende fazer uma aula diferenciada, esta é uma boa dica do Vá de Cultura para a próxima semana.

No dia 11 de janeiro, a Fundação Energia e Saneamento inaugura, no Conjunto Nacional, a exposição inédita “Luzes da Cidade”. Com estrutura em backlight (iluminação interna em LED) e muita interatividade, a mostra apresenta fatos que marcaram a evolução na geração, produção e consumo de energia e seu impacto nas cidades, apontando qual será a tecnologia que dominará o setor nos próximos anos.

Além de explorar, por meio de textos, imagens, vídeos e objetos como uma lâmpada doméstica da primeira metade do século 20 e um rádio da década de 1940, a história da eletricidade e as características da produção de energia no Brasil, a mostra possui alguns recursos lúdicos, como o experimento do dínamo, primeiro gerador elétrico, que poderá ser acionado pelo público, e um jogo que compara o consumo de energia elétrica de uma casa nos 1970 e nos dias atuais.

Patrocinada pela AES Eletropaulo, a mostra ainda conta com duas maquetes, uma que apresenta os caminhos percorridos pela energia elétrica, desde a usina hidrelétrica até às residências, e uma reprodução da Avenida Paulista em dois tempos: no início do século passado e atualmente. A exposição seguirá aberta no Conjunto Nacional até o dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.

O que é? Exposição Luzes da Cidade
Quando é? 11 a 25 de janeiro
Que horas? Segunda a Sábado, das 09h às 21h
Domingos e Feriados, das 10h às 21h
Quanto Custa? #vaDeGraça
Onde é? Conjunto Nacional
Como chega? Av. Paulista, 2073 – Consolação – São Paulo

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!