Exposição Los Carpinteros fica em cartaz no CCBB até 12 de outubro

0
55
Foto da obra Estantería II, da exposição Los Carpinteros

Uma das mais aclamadas mostras da América Latina, Los Carpinteros: Objeto Vital, ficará em São Paulo até outubro e depois seguirá para o Distrito Federal

Acessibilidade: Este artigo possui links que abrem em outra aba, e uma versão em áudio que você pode acessar pelo player abaixo:

Está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil a mostra Los Carpinteros: Objeto Vital, que apresenta ao público mais de 70 obras de um dos coletivos de arte mais aclamados da atualidade, entre desenhos, esculturas e instalações. O público poderá acompanhar várias fases do coletivo, desde obras feitas na década de 1990, época em que os idealizadores eram ainda estudantes, até obras inéditas.

Os cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez são os responsáveis pelo coletivo Los Carpinteros, e ganharam nome com suas obras ainda na universidade. Seus trabalhos começaram como experimentos acadêmicos, e logo ganharam o mundo, ao alcançar espaço no meio artístico contemporâneo, com críticas ácidas e bem-humoradas.

Sobre o coletivo Los Carpinteros

Fundado em 1992, o coletivo reunia Marco Castillo, Alexandre Arrechea e Dagoberto Rodriguez. O nome foi atribuído aos artistas por alguns de seus colegas, em virtude da empatia com o material trabalhado e com o ofício que foi resgatado como estratégia estética. Em 2003, Alexandre Arrechea deixou o grupo e Marco e Dagoberto deram continuidade ao trabalho. Na abertura da exposição brasileira, a convite dos amigos Marco e Dagoberto, Alexandre Arrechea e outras personalidades que marcaram a carreira do coletivo também estiveram presentes.

O humor e a crítica

Com um equilíbrio delicado entre o humor e o comentário político, as obras permitem acompanhar o percurso dos artistas. O uso da madeira nos anos iniciais e a recuperação de uma profissão aparentemente alheia ao mundo das belas artes foi o que definitivamente marcou o coletivo artístico e acabou batizando o grupo como Los Carpinteros.

O curador Rodolfo de Athayde destaca a importância do Objeto, e a forma como ele é percebido pela sociedade, como o mote da exposição.

O objeto será o protagonista desta exposição, forçado a uma constante metamorfose pela ideia artística: imaginado em desenhos, projetado e testado nas maquetes tridimensionais ou alcançando sua vitalidade máxima como utopia realizada nas grandes instalações”, descreve o curador

São Paulo e outras três capitais

A exposição Los Carpinteros ficará em cartaz ao público em São Paulo, no Centro Cultural do Banco do Brasil, até o dia 12 de outubro. A entrada é gratuita.

Após passar pela capital paulista, a exposição seguirá para o CCBB de outras três capitais. Entre os dias 2 de dezembro de 2016 e 15 de janeiro de 2017, a mostra estará no Centro Cultural de Brasília. De 1 de fevereiro a 24 de abril, a mostra ficará em cartaz em Belo Horizonte. Entre os dias 17 de maio e 7 de agosto, a exposição ficará no Rio de Janeiro.

Los Carpinteros: Objeto Vital
Quando: Até 12 de outubro
Horário: Sábados e Domingos, às 16h
Onde: CCBB Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: #VáDeGraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!