Exposição em São Paulo aborda o conhecimento como sustento do homem

0
27
Conceito de cadeira moderna feita de metal e livros

A mostra “Banco do Conhecimento” chega à Galeria Nicoli, em São Paulo, no próximo dia 31, com obras de Antonia Almeida e Fabio Neves

Na próxima quinta-feira, dia 31 de março, a Galeria Nicoli inaugura uma nova exposição. A mostra gratuita Banco do Conhecimento traz obras dos designers Antonia Almeida e Fabio Neves, do Estúdio 80e8, e conta com a curadoria de Bruno Simões. A ideia é que, durante a exposição, cada visitante tenha uma experiência única, uma vez que as obras são interativas, na medida em que permitem uma experimentação sensorial. Fatores naturais como o atrito, a tensão e a carga, são os conceitos que ditam o comportamento e a relação do visitante com as obras.

Essa metodologia altera profundamente a relação entre homem e objeto em seus trabalhos se comparados ao design convencional, pois cada estudo gera resultados que exigem diferentes abordagens ergonômicas”. Comenta Bruno Simões, curador da exposição.

A série Banco do Conhecimento, se apropria de elementos pouco usuais para discutir o sustento do Homem segundo seu conhecimento. Além do conceito, experimentações e funcionalidades fazem parte da mostra, como demonstrados na obra que traz um banco construído com folhas de livros, alinhadas lado a lado, e unidas sem qualquer tipo de cola ou adesivo, apenas sustentadas por cabos metálicos que distribuem igualmente o peso da peça.

A Nicoli desde início aposta também no design, e receber artistas desta nova geração reforça ainda mais o compromisso da galeria com a difusão e a democratização da arte”, afirma Carla Nicoli, sócia-fundadora da galeria, enfatizando o trabalho de pesquisa feito por Antonia Almeida e Fabio Esteves, que utilizam elementos pouco usuais em suas peças.

Os artistas

Nascidos em 1988, o que justifica nome de seu estúdio, Antonia Almeida e Fabio Neves se conheceram durante o curso de Desenho Industrial da FAAP. Da afinidade nos estudos surgiu uma parceria criativa em que a experimentação é o fio condutor de todo o processo. Materiais não convencionais são usados não como recurso estético, mas como materialização de conceitos e desejos mais abrangentes.

A mostra Banco do Conhecimento será inaugurada, na Galeria Nicoli, no dia 31 de março, mas abre para o público no dia 1 de abril. A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de abril, disponível para visitação de forma gratuita.

Exposição Banco do Conhecimento
Quando: 01 a 30 de abril
Horários: Segunda a sexta, das 10h30 às 18h30; Sábados das 11h às 16h
Onde: Galeria Nicoli
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1736 – Jardim Paulista
Ingressos: #VáDeGraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!