A Disney do mal. Artista cria o parque de diversões mais sombrio do mundo

0
137

A Disney do mal, assim foi apelidado o novo parque de diversões em West Super Mare, no litoral Oeste da Inglaterra. O Dismaland, faz trocadilho com a palavra Dismal – Sombrio, Tenebroso – e ao mesmo tempo uma sátira ao complexo da Disneylândia e seus personagens. Ao invés das coloridas e brilhantes cenas da Disney, o Dismaland traz um deprimente e melancólico tema e faz menções à atual situação da migração ilegal na Europa, sobre o capitalismo, e outros problemas sociais.

O parque conta com esculturas enormes como a baleia Willy saindo de um vaso sanitário, carretas distorcidas e até o castelo da Cinderela, num contexto que traz sua carruagem capotada e a personagem aparece morta. Nesta cena, paparazzis aparecem fotografando o acidente, em menção à morte da Princesa Dyana.

Os alto falantes tocam uma melodia melancólica e triste, os Staffs, sempre mal-humorados, vestem orelhas do Mickey e exprimem a má vontade em trabalhar. Todos parecem estar ali por mera obrigação, dando instruções curiosas como “É proibido entrar portando granadas, facas e latas de tinta spray!”. Tudo faz parte da temática do parque que fica em meio a um ambiente abandonado, com poças de água suja, fazendo do lugar um ambiente ainda mais tenebroso.

A tal Disney do mal, que faz parte de uma intervenção artística, com foco na crítica de problemas sociais contemporâneos, foi idealizada pelo artista britânico Bansky. Embora seu nome seja referência da arte contemporânea na Europa, Bansky nunca mostrou seu rosto à sociedade. Esse ar de mistério se integra às ações do parque pois, Bansky está presente, circulando em meio a sua obra de arte, e pode ser qualquer um entre os visitantes, uma vez que ninguém conhece seu rosto.

A grande repercussão do parque resultou no esgotamento dos ingressos para os oito primeiros dias de funcionamento. O Dismaland ficará aberto ao público até o dia 27 de setembro e, segundo a assessoria de imprensa do artista Bansky, o parque não é recomendado para crianças. Abaixo você confere um vídeo exclusivo sobre o parque.

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!