Cinepiano. Pianista toca trilha sonora de filmes alemães no Sesc Santana

0
30

Durante os três primeiros sábados de fevereiro, o Sesc Santana recebe o pianista Tony Berchmans, para um recital um pouco diferente. Tony tocará, ao vivo, as trilhas sonoras de filmes que serão exibidos ao público em um telão. É uma verdadeira mistura entre cinema e música, e uma experiência única, que você pode ir de graça.

Nesta edição do projeto Cinepiano, serão exibidos filmes clássicos do Expressionismo Alemão, em película 16 mm. Tony Berchmans improvisará a trilha sonora, tocando temas de sua autoria, sempre em sincronia com as cenas dos filmes, e respeitando a dinâmica e a ação das imagens.

Os filmes exibidos nesta edição

O período expressionista alemão foi marcante para o cinema. A desilusão dos alemães após a primeira guerra fez com que se perdesse o interesse em utilizar o cinema para retratar a realidade. A criação cinematográfica passou então a priorizar aquilo que se sentia, e não mais o que se via. A magia, o sombrio, a introspecção e a loucura passaram a ser os grandes motes dos roteiros, e essa necessidade de expressar o lado emocional deu origem ao Expressionismo Alemão. Essas características não ficaram restritas ao cinema, mas em praticamente todas as formas de arte daquele período. No cinema, porém, chamava a atenção os figurinos, maquiagens e cenários, sempre muito estilizados e lúdicos. Era uma representação acentuada do drama daquela sociedade.

Quem for ao Sesc Santana terá a oportunidade de assistir, sob o som de Tony Berchmans, aos grandes clássicos como Nosferatu, de 1922, A Última Gargalhada, de 1924, e Metropolis, lançado em 1927.

O Cinepiano de Berchmans

O projeto Cinepiano foi criado pelo especialista na música de cinema, Tony Berchmans, e é um verdadeiro tributo ao cinema. O músico não simplesmente acompanha os filmes ao piano. Ele improvisa trilhas sonoras sobre filmes mudos, dando vida às cenas e criando, em tempo real, toda a dinâmica que as imagens, por si só, não passam integralmente.

Nos últimos anos, Berchmans rodou o mundo com o Cinepiano, levando um pouco de seu trabalho à Inglaterra, Portugal, Noruega, Itália e Romênia. O Cinepiano também girou pelo Brasil, apresentado em diversos centros culturais e eventos realizados em vários estados.

Resumo pra você ir

Você não vai perder essa oportunidade né? Anota aí! Esta edição do projeto Cinepiano será realizada no espaço de convivência do Sesc Santana, nos dias 04, 11 e 18 de fevereiro, com início sempre às 19h. No dia 04 o filme exibido será ‘Nosferatu’, no dia 11 ‘A Última Gargalhada’, e no dia 18 ‘Metropolis. O evento é indicado para maiores de 12 anos e o ingresso é #vádegraça.

E você leitor, gostou dessa dica? Conta pra gente o que achou, deixando um comentário aqui no artigo. Não se esqueça de curtir a página do Vá de Cultura no Facebook, e interagir com a gente, usando a hashtag #vádecultura nas fotos de suas redes sociais.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!