Cinema polonês é destaque na mostra cinematográfica de Campos do Jordão

0
68

O Cineclube Araucária abre a nova temporada de cinema em Campos do Jordão com duas mostras preparadas para festejar seus cinco anos de atuação ininterrupta na cidade. Assim como em 2015, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão acontece com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo) e parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e AMECampos  (Associação dos Amigos de Campos do Jordão).

O projeto prevê, entre fevereiro e novembro, a realização de 20 mostras de cinema. Além das já tradicionais mostras temáticas, a cada mês um país terá a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Polônia, Índia, Irã, Turquia, Rússia, Argentina, França, Canadá, China e o continente africano.

A primeira mostra de 2016 traça um Panorama do Cinema Polonês, e acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro (de quinta a domingo), incluindo, respectivamente, os filmes A Pequena Moscou, de Waldemar Krzystek, A Rosinha, de Jan Kidawa-Blonski, Cinzas e Diamantes, de Andrzej Wajda, e Tudo o Que Amo, de Jacek Borcuch.

Na sequência, o projeto presta homenagem a um artista genial, Ettore Scola, que, falecido recentemente, deixou um legado de verdadeiros tesouros da sétima arte. A Retrospectiva Ettore Scola apresenta nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro (de quinta a domingo) os clássicos Um Dia Muito Especial, O Baile, Que Estranho Chamar-se Federico e O Jantar.

E a garotada também tem vez no Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão. As tardes de domingo têm sessões às 15 horas: dia 21, A Espada Era a Lei, de Wolfgang Reitherman; e dia 28, Alice no País das Maravilhas, de Clyde Geronimi e Hamilton Luske.

A programação deste ano inclui também uma série de Palestras e Seminários, visando a formação profissional de novos cineastas, com produção de Curtas Metragens que serão destaque na segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro deste ano no antigo Cine Glória (atual Espaço Cultural Dr. Além). Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e de uma Exposição no mês de julho, na sede da AMECampos, cujo tema será o trabalho dos ilustradores brasileiros que se dedicaram à divulgação do cinema no Brasil.

Nova temporada de cinema em Campos do Jordão
Quando: 18 a 21/2 – Panorama do Cinema Polonês | 25 a 28/2 – Retrospectiva Ettore Scola
Onde: Espaço Cultural Dr. Além
Endereço: Avenida Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!