Programação de Cinema Holandês Infantil é destaque no SESI-SP em Outubro

0
44

No mês de outubro, a mostra de cinema holandês Cine SESI-SP no Mundo: Olhar Holandês, preparou uma programação especial do Festival de Cinema Holandês em comemoração ao Dia das Crianças (12/10).

O primeiro filme que integra a seleção é o longa Sopa de Sapo, da diretora alemã Simone van Dusseldorp, que terá exibição única no dia 4 de outubro, às 15h, no espaço Mezanino do Sesi-SP, na avenida Paulista.

Quem for assistir terá a oportunidade de acompanhar a dublagem ao vivo da trama, que será realizada pelos atores Ana Gobbi, Carlos Jordão, Guilherme Yazbek, Magiu Mansur, Marcella Vicentini e Renata Martins, doNúcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP.

A ideia surgiu da proposta do próprio Eye Film Institute Netherlands, o museu de cinema da Holanda, parceiro do SESI-SP na mostra. “Isso é muito comum na Europa, onde muitos filmes de línguas estrangeiras circulam constantemente, mas aqui nem tanto”, explica o agente de atividades culturais do SESI-SP Jarbas Galhardo. “O pessoal do Núcleo Experimental topou na hora, pois para eles é uma experiência nova e muito gratificante”, comenta ele.

Já no dia 11, as crianças poderão curtir mais um pouco da cultura dos Países Baixos feita especialmente para elas com a seleção de curtas infantis, exibida também no espaço Mezanino, às 15h. Encerrando a mostra iniciada em agosto, serão apresentados oito curtas, legendados em português, que encantam pelas técnicas alternativas de animação. Um dos destaques é Blik, que fala do primeiro amor de um menino, porém, sem mostrar o rosto dos personagens. O sombreamento foi o recurso escolhido pelos produtores da Escola de Artes de Utrecht, para transmitir as mais diferentes emoções das animações.

Os ingressos podem ser reservados com antecedência no site www.sesisp.org.br/meu-sesi. No dia das sessões também serão distribuídos os ingressos remanescentes diretamente na bilheteria, a partir das 11h.

Sobre o projeto Cine SESI-SP no Mundo

Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para a cinematografia de diversos países. O projeto, realizado por meio de parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial. A mostra Olhar Holandês é a sexta edição do projeto que já apresentou três mostras do cinema francês e duas edições do cinema alemão (França para todos; Cinema francês dos primórdios aos dias de hoje; Novos Clássicos do Cinema Francês; Alemanha Contemporânea I e II).

SOBRE OS FILMES

Sopa de Sapo | Kikkerdril
4 de outubro (domingo), 15h

Direção: Simone van Dusseldorp | Elenco: Juul Vrijdag, Nino den Brave, Thijs Goedknegt, Whitney Franker
Max vai dormir na casa da sua avó por uma noite, porque seu irmão mais velho, Jannus, vai passar por uma cirurgia para ter suas amídalas removidas. Para que ele volte a falar, a condição é levar ovos de sapo ao hospital na visita após a operação. Max foge e viaja para a natureza em busca dos ovos. Em seu caminho, encontra Jesse, uma menina da sua idade que quer se tornar enfermeira veterinária. Juntos, saltam de uma aventura para a outra: encontram uma lagarta que anda engraçado, se deparam com um menino órfão que lhes ensina a ordenhar vacas leiteiras, uma garota que brinca com porcos e até ficam cara a cara com uma raposa e um cervo! Será que a dupla conseguirá encontrar os ovos de sapo?

Seleção de Curtas Infantojuvenis
11 de outubro (domingo), às 15h

Oito curtas-metragens tratam com leveza e humor de momentos da vida cotidiana. Com um foco especial nas diversas técnicas de animação, a seleção traz histórias que ajudam a refletir sobre temas como a autoestima, o primeiro amor, a memória e a velhice:

– Munya in Me, 2013, 22 min
– Diorama (seleção de curtas 2009), 3 min
– Jacco’s Film (seleção de curtas 2009), 25 min
– Blik (seleção de curtas 2011), 8 min
– Fata Morgana (seleção de curtas 2011), 4 min
– Farmer Jack (seleção de curtas 2012), 14 min
– Goodbye Mister de Vries (seleção de curtas 2012), 6 min
– Snapshot (seleção de curtas 2012), 2 min 30s

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!