Canal Curta! exibe documentário sobre turnê do cantor e compositor Lenine

0
6

“Continuação”, documentário de Rodrigo Pinto que acompanha a turnê de Lenine para o álbum “Labiata”, é a atração desta Segunda da Música, dia 15. O filme mostra o processo do cantor e compositor na criação do disco lançado em 2008. Entre viagens, shows e gravações de estúdio, o longa retrata detalhes do processo de criação do compositor e discute importantes questões como a era dos downloads e a reunião de três gerações em torno de música de Lenine.

Na Terça das Artes, dia 16, vai ao ar “Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro”, que narra a trajetória do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer e mostra como sua vida profissional se cruza com a história do Brasil. No documentário, ele conta de maneira descontraída como criou os principais projetos de sua autoria e cita marcos como a introdução da linha curva. A produção traz ainda imagens inéditas e depoimentos de nomes como José Saramago, Eduardo Galeano, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Chico Buarque, entre outros.

Na Quarta de Cinema, o Curta! exibe a série “Filmes Que Marcaram Época” com o episódio “O Pequeno Mundo de Don Camillo”. O capítulo investiga os bastidores do filme que impactou a sociedade italiana ao mostrar a briga pelo poder entre Peppone, prefeito comunista de uma pequena cidade rural, e o padre Don Camillo: as duas faces da Itália do final da década de 40. Filmado por Julien Duvivier no período pós Segunda Guerra, a obra foi um dos maiores sucessos cinematográficos da época, com 12 milhões de ingressos vendidos, e apresenta a sociedade italiana de forma irônica e ácida.

Ainda na Quarta, 17, a faixa A Vida é Curta! traz filmes musicais em preto e branco e a estreia do curta-metragem “Cordiais Saudações”, uma homenagem ao famoso sambista e poeta da vila Noel Rosa. Na sequência, a atração é “Bethânia Bem de Perto – A Propósito De Um Show”, que mostra a primeira apresentação da cantora no Rio de Janeiro, na boate Cangaceiro, misturando cenas de seu cotidiano com entrevistas de amigos. Para encerrar, o programa apresenta “Conversa de Botequim”, documentário sobre João da Baiana e sua relação com as raízes do samba.

“Um Sonho Intenso” será exibido na Quinta do Pensamento, dia 18, abordando com uma narrativa leve e prazerosa um tema denso: a história social e econômica do Brasil da década de 30 até hoje. O diretor José Mariani utiliza trechos de filmes, reportagens históricas e depoimentos de nomes como Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso e o historiador José Murilo de Carvalho. Figuras importantes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek ganham um outro olhar e momentos marcantes como o pós 64 passam por uma nova análise.

A Sexta da Sociedade, dia 19, apresenta “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tendler. Nomes como Dilma Roussef, Ferreira Gullar e Eduardo Galeano, todos testemunhas do pós-guerra, estão no documentário que narra importantes momentos históricos do país desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. O diretor viajou por 15 países coletando depoimentos sobre sua geração, que tentou mudar os rumos do país seja pela luta armada ou com suas ideias.

Documentário sobre turnê de Lenine e Programação do Canal Curta!
Quando: dia 15 de fevereiro (segunda- feira), às 22h30m
Onde: Canal Curta!
Classificação: Livre
Duração: 71 min.
Horários alternativos: Dia 16 de fevereiro, terça-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 17 de fevereiro, quarta-feira, às 10h30m/ Dia 20 de fevereiro, sábado, às 22h30m
Sinopse: A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine e as incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!