Canal Curta! comemora três anos em novembro com programação especial

0
67

Reconhecido pela qualidade dos conteúdos que abordam, exclusivamente, cultura e humanidades, o Canal Curta! comemora seus três anos de existência com atrações inéditas em sua programação que chega à telinha ao longo do mês de novembro. Estreiam na grade do canal seis longas-metragens, dez curtas e cinco séries com um total de 51 episódios. Entre os longas estão obras de cineastas como Eduardo Coutinho com “Moscou”; Pierre Beuchot com “Claude Levi-Strauss”; João Batista de Andrade com “Vlado 30 anos depois” e Rogério Sganzerla com “Copacabana Mon Amour”. Também os aguardados “Lenine Continuação”, de Rodrigo Pinto; e “O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho.

A faixa “A Vida é Curta!” também terá novidades. O diretor Pedro Severien ganha um especial, já na primeira semana, com exibição de três de seus trabalhos: “Loja de Répteis”, “Carnaval Inesquecível” e “São”. O também pernambucano Kleber Mendonça ganha um programa inteiramente dedicado a ele com as estreias de “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica”, “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” e “Recife Frio”. Além desses, “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph; e “E” e “Salomão”, de Miguel Antunes Ramos, estarão na programação pela primeira vez.

Como parte das comemorações, o canal lança as séries “Jogo: Ato, Atalho e Vento”, de Marcelo Masagão, com 17 episódios;“Sobre Crimes e Castigos”, de Marina Lima e Vini Andrade com 12;  “Blues”, que traz sete filmes de diretores famosos como Martin Scorcese, Wim Wenders e Clint Eastwood; “Eles Filmaram a Guerra em Cores”, de René-Jean Bouyer, mostra em quatro capítulos imagens coloridas da história com temas como Segunda Guerra Mundial: a Libertação da França e a Guerra do Pacífico. Já“Anos 80” é uma produção exclusiva para o canal que, em 11 capítulos, mostra fatos importantes da década de 80 em áreas como música, teatro, e artes plásticas, tendo depoimentos de figuras fundamentais da época como George Israel e Kadu Moliterno e André de Biase, que faziam Juba e Lula em “Armação Ilimitada”.

“A partir de uma seleção com muita pesquisa e garimpagem, a equipe do Curta! vai guardando as melhores aquisições do segundo semestre para estrear em novembro, mês de aniversário do canal. Nosso objetivo é ter no mínimo duas novidades por semana na grade”, ressalta Bibiana de Sá, chefe da equipe de curadoria e programação do canal.

Sucesso nas redes sociais, o canal Curta! tem hoje quase 300 mil seguidores no Facebook com nível de engajamento diferenciado. São fãs que se identificam com um canal “plural, verdadeiramente contemporâneo e multifacetado. Que reserva ao Brasil a sua melhor porção, mas não hesita em passear por todos os cantos do mundo.”

Destaques da semana de 2 a 8 de novembro

A primeira semana de novembro reserva sete estreias na programação. Na Terça das Artes, vai ao ar “Moscou”, de Eduardo Coutinho. Na Quarta de Cinema, o “A Vida É Curta!” exibe um especial sobre Pedro Severien com exibição de “Loja de Répteis”, “Carnaval Inesquecível” e “São”. No mesmo dia, estreia a série “Jogo: Ato, Atalho e Vento”. A Quinta do Pensamento traz o documentário “Claude Levi-Strauss”. Já a série “Anos 80” será lançada no domingo, 8 de novembro, com o primeiro episódio “Panorama da Década”. Com direção de Darcy Burger, o documentário foi produzido especialmente para o canal. Confira abaixo mais informações sobre a programação:

TERÇA DAS ARTES

“Moscou” (documentário): Em Moscou, Eduardo Coutinho acompanha o Grupo Galpão, dirigido por Enrique Diaz, durante os ensaios da peça As Três Irmãs, de Tchekhov, por um período de três semanas. Ao propor a ideia ao Galpão – os atores só saberiam qual o texto no primeiro dia de filmagem – Coutinho deixou claro que o interesse maior era a experiência do processo e não o resultado final. O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve e nem teria estreia. A peça “As Três Irmãs” conta a história de Olga, Macha e Irina que, sem perspectivas com a vida levada na província, sonham em voltar para Moscou. É um drama sobre pessoas comuns, que vivem presas a um passado idealizado e a um futuro improvável, sem a capacidade de viver o presente.

Diretor: Eduardo Coutinho;
Duração: 77 min;
Ano: 2009;
Estreia: 3 de novembro, terça-feira, 22h30
Horários alternativos: Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30 / Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 10h30 / Dia 7 de novembro, sábado, às 22h30;
Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA

A Vida é Curta! Para abrir a faixa, “Loja de Répteis” narra os conflitos vividos por Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa Claudia (Maeve Jinkings), que não vê a hora de vender a loja e que mostra estar disposta a fazer qualquer coisa para se livrar dos animais. Na sequência,“Carnaval Inesquecível”, que narra as alucinações carnavalescas vividas pela personagem de Hermila Guedes. Para fechar, “São”, com Simone Spoladore e Julio Andrade. Na trama, que é cheia de enigmas e aberta a interpretações, um homem se torna agressivo com a namorada depois de ler uma carta deixada por seu pai, que acaba de morrer. Sua crise de valores resulta em um comportamento paranoico.

Estreia: Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 5 de novembro, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 6 de novembro, sexta-feira, às 8h / Dia 7 de novembro, sábado, às 6h

“Jogo: Ato, Atalho e Vento” – 1º episódio “Caverna” (série): Baseado no livro “O Mal-estar da Civilização”, de Sigmund Freud, o longa é uma junção de trechos de 143 filmes, dirigidos por grandes cineastas dos mais diferentes lugares do planeta, organizados em mais de 4800 cortes. A série vai exibir o material em fragmentos, a cada semana.

Diretor: Marcelo Masagão;
Duração: 7 min
Ano: 2015;
Estreia: Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 22h;
Horários alternativos: Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 2h e às 16h / Dia 6 de novembro, sexta-feira, às 10h / Dia 7 de novembro, sábado, às 22h15
Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO

Claude Levi-Strauss” (Documentário): Em 1972, poucos meses antes de entrar para a Academia Francesa, Claude Lévi-Strauss dá uma entrevista excepcional sobre a sua trajetória e os seus pensamentos a Jean-José Marchand. A partir desses arquivos únicos, em 2004, Pierre Beuchot monta esse documentário, que continua a ser a melhor introdução à obra de Claude Lévi-Strauss.

Diretor: Peirre Beuchot
Duração: 59 min
Ano: 2004
Estreia: 29 de outubro, quinta-feira, às 20h30
Horários alternativos: Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 22h40 / Dia 6 de novembro, sexta-feira, às 2h40 e às 16h40 / Dia 7 de novembro, sábado, às 12h/ Dia 8 de novembro, domingo, às 23h30
Classificação: Livre

“Anos 80” – 1º episódio “Panorama da Década” (série): Nesse primeiro episódio é mostrado um resumo do que de mais importante aconteceu na década de 80 no Brasil em várias áreas: na música, no teatro, nas artes plásticas. Os fenômenos culturais e de comportamento. O surgimento de bandas como Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso que deram uma cara nacional ao rock. O primeiro Festival Rock in Rio, realizado em janeiro de 1985 pelo empresário Roberto Medina e que colocou o Brasil no mapa dos shows internacionais. O movimento pelas Diretas Já e a aparição da AIDS, que se transformou numa espécie de contrarrevolução sexual. Depoimentos de Evandro Mesquita, Léo Jaime, Marcelo Madureira, Arthur Dapieve, Eduardo Bueno, Bruno Gouveia e Marcelo Rubens Paiva, entre outros.

Diretor: Darcy Burger;
Duração: 26 min;
Ano: 2014;
Exibição: 8 de novembro, domingo, 21h30
Horários alternativos: Dia 12 de novembro, quinta-feira, às 19h30 / Dia 13 de novembro, sexta-feira, às 5h30 e às 13h30 / Dia 14 de novembro, sábado, às 19h15.
Classificação: Livre.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade. O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!