Vá de Cultura
Publicidade

Google Arts & Culture: museus brasileiros a um clique de distância

Crédito:@museudoamanha/redes socias
Publicidade

Google Arts & Culture, uma plataforma que foi lançada pelo Google há nove anos, nasceu com duas propostas centrais: permitir aos internautas passeios virtuais pelos principais museus e galerias do mundo e proporcionar uma experiência em alta definição.

O projeto visa não só democratizar diversos ambientes culturais ao redor do mundo, como também permite uma observação mais detalhada das obras, particularidades que seriam imperceptíveis a olho nu ou então inviáveis em uma visita física.

O projeto conta com uma tecnologia de geolocalização, a mesma usada pelo Street View. Durante o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o Google Arts and Culture – que já vinha em um ritmo de expansão -, ganhou ainda mais relevância neste novo cenário.

Segundo o diretor do aplicativo, Amit Sood, a quantidade de acessos mais que dobrou nos últimos meses. Hoje, são 2 mil instituições pelo mundo presentes na plataforma, contabilizando milhões de obras disponíveis para os usuários.

Por aqui não é diferente! Importantes museus brasileiros disponibilizaram tour virtuais no Google Arts & Culture e o Vá de Cultura preparou uma lista para quem não abre mão de uma visita a um bom museu.

Confira 4 espaços culturais com tours virtuais na plataforma Google Arts & Culture

Centro Cultural Banco do Brasil

Conhecido como CCBB, a unidade de São Paulo fica na região central da cidade e o prédio ocupado pelo espaço reflete o desenvolvimento arquitetônico da capital. Inaugurado em abril de 2001, tornou-se o terceiro centro cultural mais visitado do país. Entre as exposições disponíveis na plataforma está “O Corpo é a Casa”, do austríaco Erwin Wurm. Com um toque de humor, a mostra traz um olhar crítico sobre a sociedade de consumo.

Você pode encontrar essa e outras exposições do CCBB SP neste link.

Pinacoteca

Dedicado à arte brasileira do século 19 ao contemporâneo, a Pinacoteca é o museu mais antigo do Estado de São Paulo, fundado em 1905. Seu acervo conta com cerca de nove mil obras e a expo virtual do quadro Mestiço, do pintor Portinari, está disponível na plataforma do Google.

Museu Imperial

Localizado em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, o Museu, inaugurado em março de 1943, ocupa o palácio que foi uma das residências da família imperial brasileira. Na plataforma, os usuários podem acessar três exposições: “Os costumes da corte e das elites em Debret”, “Paisagem Petropolitana” e “O simbolismo no traje majestático usado pelo Imperador Pedro II”

Museu do amanhã

O caçula da lista, inaugurado em dezembro de 2015, oferece uma narrativa sobre futuros possíveis para as próximas décadas e diferentes caminhos que estão por vir. Com arquitetura projetada por Santiago Calatrava, o Museu busca promover a inovação e divulgar os avanços da ciência. São mais de 14 exposições liberadas na plataforma do Google, entre elas “A Época dos Humanos”, “Escravos do Consumo” e “Rios em Extinção”.

Clique aqui e confira as outras expos disponíveis.

Redação

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */