Por conta da pandemia do novo coronavírus, desde de março, todas as atividades dos Centros Culturais Banco do Brasil foram interrompidas. Porém, diversos conteúdos têm sido oferecidos nos espaços digitais e o melhor: sem restrições geográficas.
Um exemplo é a mostra “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade”, da unidade do CCBB de São Paulo. A exibição tem 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim – que possui o segundo maior acervo do mundo neste segmento -, e se divide em três seções: vida, religião e eternidade.
A mostra conta com objetos, esculturas, pinturas, sarcófagos e múmias (humanas e de animais), que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo e abordam suas práticas funerárias.
Webinar CCBB: “A medicina no Egito Antigo: entre ciência e magia”
A iniciativa #CCBBeducativoEmCasa, também apresenta o webinar “A medicina no Egito Antigo: entre ciência e magia” que conversa muito bem com a exposição.
Quem comandará a palestra será a historiadora e arqueóloga Cintia Gama, que é antiga conselheira científica do Museu do Louvre, integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo – Masp.
O evento ao vivo será na próxima sexta-feira (17) para clientes do Banco do Brasil. Porém, o conteúdo será gravado e disponibilizado ao público geral no dia 20/07, segunda-feira, às 10h, por por meio da plataforma www.ccbbeducativo.com.
Na apresentação, serão expostos alguns documentos arqueológicos e epigráficos que ajudam a compreender como os egípcios antigos entendiam e tratavam suas doenças, há mais de 4 mil anos.
Além disso, também serão abordadas as principais doenças conhecidas desse povo e a relação entre magia e medicina antigas. A reflexão se dá num momento em que a humanidade está sendo levada a questionar sua relação com a saúde e a medicina.
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
#CCBBeducativoEmCasa
Acesso às ações e links das atividades:
#CCBBemCasa
Acesso às ações e links das atividades:
www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs