Vá de Cultura
Publicidade

“Alzheimer na periferia”: população pode acompanhar o premiado o documentário de graça

"Alzheimer na periferia": população pode acompanhar o premiado o documentário de graça
Créditos: Divulgacão
Publicidade

Em setembro, mês do Alzheimer, a Malabar Filmes disponibiliza gratuitamente no YouTube seu documentário premiado Alzheimer na periferia” . A produção acompanhou a vida de cinco famílias que cuidavam de parentes acometidos pela doença nas áreas periféricas da cidade de São Paulo.

O longa com uma temática inédita investigou a vida dos cuidadores que sem recursos passaram a fazer grandes sacrifícios para dar assistência total a seus pais ou companheiros portadores de Alzheimer, uma doença que se acreditava ser de elite em função da subnotificação nas comunidades mais carentes do país.

O documentário com direção de Albert Klinke, sócio fundador da Malabar, argumento original de Jorge Felix, professor da USP em gerontologia, e roteiro de Thaís Bologna, ganhou seis prêmios em festivais internacionais ( veja lista abaixo). A produção que estreou no Espaço Itaú de Cinema ( shopping Frei Caneca) completou um ano sendo exibida nos circuitos universitários e no Vimeo.

“O objetivo desde o início era lançar luz sobre os cuidadores de familiares com Alzheimer que são profundamente impactados pela doença. E que carregam esse drama mesmo depois da morte do doente. Neste mês do Alzheimer queremos que mais pessoas tenham acesso a estas histórias invisíveis, e que as pessoas constatem a importância crucial dos aparatos de saúde pública e da solidariedade ainda mais num país que envelhece como o Brasil. Há duas semanas morreu o último dos cinco pacientes que fizeram parte da história”, diz Albert Klinke.

Prêmios “Alzheimer na Periferia”

The Indie For You Festival – Melhor documentário social – EUA (2020)

My True Story Film Festival – Melhor documentário – EUA (2019)

MovieScreenPro Film Festival – Melhor documentário sobre saúde – EUA (2019)

Overcome Film Festival – Melhor documentário – EUA (2019)

Festival Mundial de Cide de Veracruz – Melhor documentário – México (2019)

Festival Nacional de Cine de Huanuco – Menção honrosa – Peru (2019)

Seleções:

Sacramento Underground Film & Arts Festival – EUA (2019)

Ciudad de Mexico International Film Festival – México (2019)

Festival de Cine Social y Derechos Humanos – Cine Otro – Chile (2019)

Redação

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */