Ballet Paraisópolis
Preço: Gratuito | comprar ingressos |
Data: 23/nov
Horário: Sexta-feira, 23/11 - 20h
Auditório do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP
Transporte público:
| como chegar | confirmar presença |
Utilizar a dança como agente de formação pessoal e profissional foi a ideia que motivou Mônica Tarragó a criar, em maio de 2012, o Ballet Paraisópolis. A professora, coreógrafa e diretora busca, com o projeto, promover a inclusão social de jovens entre 8 e 17 anos que moram na comunidade, a segunda maior de São Paulo, oferecendo semanalmente aulas de ballet clássico gratuitas.
Produzido especialmente para essa apresentação, o espetáculo Marias contará a história de diversas Marias, que em meio a tantas adversidades e dificuldades impostas pelo seu entorno e pela vida, superam preconceitos e medos, dispostas a lutar por aquilo que sonham. A abertura ficará por conta do artista plástico Antônio Ednaldo da Silva, o Berbela, que entrará no palco com sua bicicleta repleta de luzes iluminando todo o palco ao som da música “Acorda Maria Bonita” (Jorge de Altinho/ Volta Seca).
“Buscamos trazer ao palco um pouco do que vivenciamos aqui em nosso dia-a-dia: simplicidade, alegria e coletividade. Marias ressaltará a sensibilidade, a força, a beleza, a intuição e a inteligência da mulher, da Maria que existe em Paraisópolis e em todo Brasil. O espetáculo foi todo construído com a ajuda dos alunos – fundamentais para o processo de criação do roteiro, o qual é composto por cenas que remetem a situações reais de suas vidas, ocorridas dentro da Comunidade”, conta Monica.
Será a primeira vez que os alunos utilizarão encenações teatrais, as quais introduzirão as 16 coreografias que se alternam nos estilos clássico, neoclássico, contemporâneo e de repertório.