Workshop de dança e espetáculo Yebo, de graça, no Sesc Campo Limpo

0
38

O Sesc Campo Limpo apresenta no dia 28 de fevereiro, domingo, às 18h30, o espetáculo Yebo com o grupo Gumboot Dance Brasil.

O coreógrafo Rubens Oliveira, que assina a direção da montagem, ministra o Workshop de Gumboot Dance no mesmo dia, às 14h. As duas atividades são grátis.

Gumboot é uma dança popular com botas de borracha, criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século XIX. Trabalhando em regime praticamente de escravidão, os nativos sul-africanos foram contratados para trabalhar nas minas em péssimas condições de existência, impossibilitados sequer de falarem entre si.

Yebo é o segundo espetáculo do Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração de minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

A batida das botas de borracha no chão das minas foi uma linguagem criada para a comunicação, já que pessoas de diversas etnias viviam confinadas. A cadência das botas e seus movimentos aos poucos evoluíram para uma dança. Segundo Rubens Oliveira, havia diversas simbologias que simplificavam essa comunicação como a saudade da família, o trem que os conduzia às minas e a própria iniciativa de se divertir por mais que estivessem em condições insalubres de trabalho. “A coerência de sons e ritmo foram amadurecendo e aos poucos transformaram a ‘comunicação das botas’ em dança”, explica o bailarino.

A programação pretende oferecer a experiência com as técnicas por meio do workshop e a reflexão acerca da história destes trabalhadores, que encontraram uma saída para melhorar sua comunicação e criaram a dança a partir de condições de trabalho precárias.

Com o espetáculo o grupo faz uma reflexão sobre as semelhanças entre um homem da África do Sul recrutado para trabalhar numa mina de ouro – numa situação que se assemelha ao trabalho escravo (embora legalmente não o seja) – com um homem brasileiro que sobe na carroceria de um caminhão com uma promessa de trabalhon que é só uma esperança. Yebo reflete esse desejo de construir uma vida melhor, de se aventurar numa oferta ‘milagrosa’ capaz de mantê-los vivo e dar sustento aos seus.

Workshop de dança e apresentação do espetáculo “Yebo”
Quando: dia 28 de fevereiro (domingo), às 14h – Workshop Gumboot Dance | 18h30 – Espetáculo Yebo
Onde: SESC Campo Limpo (Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo – SP)
Ingressos: #VádeGraça
Classificação: Workshop: 12 anos | Espetáculo: Livre

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!