Weber Carvalho comenta a peça Sala dos Professores na coluna de hoje

0
68
Cena da peça Sala dos Professores, da Cia. Elevador Panorâmico – Foto: João Caldas

Este artigo apresenta uma introdução sobre a crise no ambiente escolar e uma dica do autor sobre a peça Sala dos Professores, da Cia do Elevador.

Todos sabemos da crise na área da educação que, como um monstro esfomeado, se alimenta do pouco caso dos governos e deixa, cada vez mais de lado o educador. É salário baixo, infraestrutura comprometida e, em muitos casos, um material didático um tanto confuso. E se você acha que tais percalços se restringem apenas à escala pública, está enganado caro leitor. As escolas particulares também enfrentam crises deste tipo, e tente adivinhar em cima de quem vem a pressão maior por esses tempos.

Hoje o Vá de Cultura recebe a coluna do dramaturgo Weber Carvalho, que faz uma crítica a este cenário e deixa uma dica muito bacana, convidando você a uma reflexão hoje, na última apresentação da peça Sala dos Professores.

Por Weber Carvalho

O grupo paulista Cia Elevador de Teatro Panorâmico apresenta Sala dos Professores, uma peça que procura alertar para os cuidados com aqueles que cuidam da educação da nossa sociedade. A história acontece na sala dos professores de uma escola particular, onde entre um café e outro, os personagens trocam ideias e debatem sobre vaidades, e sobre as relações entre eles.

Em meio à crise econômica do país, a direção tenta responsabilizar os professores pelo declínio da escola. Angustiados, os profissionais acabam descontando seu estresse entre eles próprios. Conforme os conflitos vão surgindo, o grupo entende que precisa se unir se quiserem solucionar seus problemas. Nesse processo, eles vão redescobrindo as verdadeiras motivações que os levaram às salas de aula.

É possível fazer um paralelo com entre a peça e o texto de Jean Paul Satre, Entre quatro paredes, pois assim como os personagens de Sartre, os professores também estão presos em uma sala e são obrigados a conviver com os próprios conflitos. O desfecho porém, emocionar e surpreender os espectadores. A peça Sala dos Professores tem texto de Leonardo Cortez e direção de Marcelo Lazarrato. A peça fica em cartaz no Espaço Elevador, até 26 de junho. As sessões ocorrem aos sábados, às 19h, e a os domingos, às 18h, com ingressos vendidos por R$30.

Sobre o colunista

Weber Carvalho é dramaturgo e diretor do Movimento de Dramaturgia Rural (abre uma nova aba), tem como principal referencia o teatro do oprimido e o teatro épico em sua dramaturgia. Viajou por inúmeros países à procura de fabulas, lendas e mitos criando uma técnica que tem como base o ator narrador.

Dica do Weber – Sala dos Professores
Quando: Até o dia 26 de junho
Horário: Sábados, às 19h; Domingos, às 18h
Onde: Espaço Elevador
Endereço: Rua Treze de Maio, 222 – Bela Vista (abre uma nova aba)
Ingressos: R$ 30

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!