VI Mostra de Artes Cênicas Opereta começa em Poá no dia 22 de julho

0
41
Imagem de uma cena da peça Nem Todo Ladrão Vem Para Roubar. Foto de Fernando Henrique

A Mostra de Artes Cênicas Opereta chega a sua sexta edição, com dez atrações nacionais e uma surpresa internacional, além de oficinas culturais e rodas de debate.

Acessibilidade: Este artigo possui links que abrem em outra aba. Este artigo possui uma versão em áudio, que você pode ouvir por meio do player abaixo.

É incrível pensar em como a arte pode contribuir para a formação de uma sociedade melhor. As inúmeras atividades que se encaixam no conceito de arte auxiliam a formação intelectual e criativa, e pode influenciar as pessoas inclusive na escolha de suas carreiras e projetos de vida. Por esse motivo, dar acesso à cultura às pessoas é algo tão importante. Porém, vemos na rotina diária que nem sempre esse acesso é oferecido a todos de forma justa e igualitária.

É comum, no entanto, que instituições surjam para suprir ou complementar essa carência educacional e cultural. E a dica do Vá de Cultura de hoje é justamente nessa linha. A Instituição Cultural Opereta, que funciona desde 1994, usa a arte como mote para transformar a sociedade. A entidade, que está localizada no centro de Poá, município da Grande São Paulo, desenvolve inúmeras atividades culturais, com foco na música e no teatro.

Neste ano, entre os dias 22 e 31 de julho, a associação realizará a VI Mostra de Artes Cênicas Opereta, que reunirá dez grupos da capital e Grande São Paulo, além de uma atração internacional. Sob a coordenação do Grupo Teatral Opereta, o evento terá como principal atração o grupo cubano Teatro del Caballero, que apresentará no dia 29, às 20h, a peça La Octava Puerta, no Espaço Cultural Opereta, em Poá.

Onde a mostra acontecerá?

Além do Espaço Cultural Opereta, mais três locais receberão as apresentações da mostra: A Praça da Bíblia, região central da cidade; a Praça Aurélio Fuga, em Calmon Viana e a Praça Afonso Fernandes, em frete à sede da Opereta.

Nossa ideia é de tentar atingir o máximo de lugares diferentes da cidade e apresentar para vários públicos”, explica Marco Senna, curador do evento

Atrações desta edição

Além do grupo cubano, outros dez grupos de São Paulo participarão das atividades. As Clarianas, grupo que no começo deste ano esteve no espaço, apresentando a peça Urubu Come Carniça, volta à cidade para abrir o evento, no dia 22, com a apresentação do espetáculo Girandêra, às 20 horas.

O grupo anfitrião também se apresenta nesta edição. O Núcleo Teatral Opereta traz para ao palco a peça Almas Peregrinas, em única apresentação, na quinta-feira, dia 28, às 20 horas, no espaço Opereta.

No último dia da mostra, 31 de julho, o sarau Arte pela Democracia, reunirá grupos regionais, e o grupo Sinhá Zózima fará uma apresentação dentro de um ônibus. A programação do dia 31 terá início às 10h.

A mostra ainda contará com oficinas voltadas ao público em geral. Ao todo, serão seis oficinas e três rodas de conversa sobre arte. A programação completa pode ser acessada no site do Grupo Opereta.

Lembrando que todas as atrações são gratuitas. VI Mostra de Artes Cênicas Opereta é uma realização da Associação Cultural Opereta, sob a coordenação do Núcleo Teatral Opereta, premiado pelo ProAC, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Edital 14/2015, Festivais de Artes II.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!