Peça baseada no conto de Oscar Wilde, de graça, no Teatro do SESI-SP

0
35

Um dos poucos contos de Oscar Wilde (1854-1900) para o público infantil, O Gigante Egoísta estreia em montagem premiada no Teatro do SESI-SP na próxima semana (16/10), às 11h. Publicado originalmente no livro O Príncipe Feliz e Outras Histórias, a narrativa foi dedicada aos filhos do autor, que costumavam ouvir do pai a saga do Gigante que se isolara em seu palacete, fazendo com que o lugar fosse tomado por um inverno sem-fim.

Só com a chegada de um menino que resolve brincar no jardim da propriedade, apesar da proibição do Gigante, é que a primavera volta, ensinando ao Gigante egoísta uma lição valiosa sobre tolerância e amizade, capaz de encantar tanto os pequenos, quanto os mais velhos.

Apesar de ser uma peça infantojuvenil, Wilde confere à figura do gigante uma crítica ao individualismo da era vitoriana e da sociedade industrial, que se mantém atual até hoje. Além da bela história, os detalhes dos bonecos, máscaras e cenários, confeccionados pela Artesanal Cia. de Teatro, especializada em técnicas contemporâneas e alternativas para o teatro, são um espetáculo à parte.

A produção, realizada pela primeira vez pelo SESI-SP em 2013, ficou entre as peças mais premiadas do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Prêmio Femsa). O espetáculo venceu nas categorias Autor de Texto Adaptado e Trilha Sonora para Gustavo Bicalho e Iluminação para Jorginho de Carvalho. A peça também levou para casa o Prêmio Zilka Salaberry nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator para Márcio Nascimento e Melhor Figurino para Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves. Além disso, classificou-se em segundo lugar como Melhor Espetáculo Infantil pelo voto popular na seleção dos Melhores do Ano 2014 do Guia da Folha.

Sinopse:

Depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar no jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que o separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno se hospedou definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém, a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta.

SERVIÇO

Evento: O Gigante Egoísta
Data: 16 de outubro a 8 de novembro
Local: Teatro do SESI-SP;
Horários: Sextas, às 11h (agendamento escolar); sábados e domingos, às 15h30;
Endereço: Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP
Preço: Vá de Graça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!