Imperdível: Uma homenagem a Ariano Suassuna, no Sesc, com teatro e circo

0
222
Ariano Suassuna - Sesc
Ariano Suassuna - Auto do Reino do Sol - Foto: Matheus José Maria.

Até 1º de outubro, o Sesc Vila Mariana recebe em seu teatro o espetáculo ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol‘, uma homenagem da ‘cia. Barca dos Corações Partidos‘ a Ariano Suassuna, que completaria 90 anos em 2017. A peça tem apresentações às sextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos no Portal Sesc SP ou nas bilheterias.

A brasilidade de Ariano Suassuna

A peça em cartaz no Sesc traz na essência uma série de características de seu homenageado. Ariano Suassuna (1927- 2014) defendeu incansavelmente a brasilidade e a valorização da cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito em todas as suas obras.

Grandes nomes

Idealizadora deste tributo ao escritor paraibano, a produtora Andrea Alves lançou o desafio para a Cia. Barca dos Corações Partidos e convidou três ilustres conterrâneos de Ariano para criar algo totalmente inédito, inspirado em seu legado e desenvolvido em um processo coletivo.

Assim nasceu o musical, que chegou a São Paulo no dia 24 de agosto, com canções de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, encenação de Luís Carlos Vasconcelos e texto de Bráulio Tavares.

Ariano Suassuna - Sesc
Ariano Suassuna – Auto do Reino do Sol – Foto: Matheus José Maria.

Homenagens anteriores

Em 2007, a Sarau Agência realizou uma grande programação para festejar os 80 anos de Ariano e, desde então, foi criado um vínculo do escritor com Andrea, responsável por todas as montagens da ‘Barca dos Corações Partidos’ e por uma série de projetos que celebraram a arte brasileira nos últimos 25 anos.

‘Há algum tempo, Ariano me falou: ‘Não venha comemorar meus 85 anos, eu não vou morrer, quero que você festeje os meus 90!’. Naquele momento me senti condecorada e com uma grande missão pela frente’, conta a produtora.

A ideia inicial surgiu em conversas de Andrea com Ariano, que se confessava um palhaço frustrado e que elegeu o palhaço de ‘O Auto da Compadecida’ como um dos seus personagens prediletos.

‘Assim, surgiu a ideia de uma grande homenagem ao palhaço de Ariano e pensei na reunião da Barca dos Corações Partidos com o que eu chamo de “trio paraibano”. Assim foi sendo criada esta peça inédita, com músicas e texto originais, mas totalmente inspirada no legado de Ariano’, resume.

Programe-se

Suassuna – O Auto do Reino do Sol

Quando: Até 1/10
Horário: Sextas e sábados, 21h | Domingos e feriados, 18h
Onde: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana
Preço: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Ingressos: Compra pelo site do Sesc SP
Informações: (11) 5080-3000

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!