Livro, A Gaiola, ganha versão teatral e chega ao CCBB em janeiro

0
40

Baseado no livro de Adriana Falcão, o espetáculo A Gaiola, ganha uma versão teatral que estreia em São Paulo no mês de janeiro. Sob a direção de Duda Maia, a montagem é na verdade um musical, e ficará em cartaz no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, em curta temporada. Do dia 6 ao dia 28 de janeiro de 2017.

A Gaiola, uma lição de amor

O enredo gira em torno de uma história de amor, entre uma menina e um passarinho. Essa história rendeu, há dois anos, à escritora Adriana Falcão, uma indicação ao Prêmio Jabuti, pelo livro infanto-juvenil A Gaiola. O Jabuti é considerado um dos principais prêmios da literatura.

Tudo começa quando o passarinho cai, ferido, na varanda da casa da menina. Na trama, a garota passa a tomar conta do passarinho, e conforme criam uma convivência, se apegam ao ponto de se apaixonarem. Uma hora, porém, o pássaro se cura, e na hora da despedida, ele pede à menina que o aprisione em uma gaiola. A história se desenrola abordando temas importantes, como a convivência, o amor e a liberdade individual.

Interação e Cenografia

A Gaiola traz ainda outra surpresa. Tanto os atores, quanto os narradores, além de cantar e interpretar o texto, enquanto personagens, manipulam o cenário e trabalham na montagem de parte da estrutura em cena. A cenografia, que é criada pelo artista plástico João Modé é, na verdade, uma instalação artística. além de um banco comprido e um trapézio, que servirá como poleiro para o passarinho, uma grande caixa se transformará na gaiola, peça central da trama.

Projeto Brasilprev

O espetáculo A Gaiola faz parte do projeto Temporada Infantil Brasilprev, que junto com o Ministério da Cultura, apresentam uma extensa programação infantil pelos Centros Culturais do Banco do Brasil. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Inventivo à Cultura, e o objetivo da instituição, que é patrocinadora do projeto, é levar cultura e arte às crianças de todo o país.

Indicada ao prêmio CBTIJ

Outro destaque sobre A Gaiola, é que a peça foi indicada para o Prêmio CBTIJ 2016, Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude, em 10 categorias. Espetáculo, Adaptação, Direção, Direção de Produção, Ator, Atriz, Música Original, Iluminação, Cenário e Figurino.

Os ingressos para assistir à peça custam R$ 20, e a meia entrada esta disponível para estudantes, professores da rede pública, pessoas acima de 60 anos e clientes do Banco do Brasil. Você pode comprar online nos site Ingresso Rápido, ou pelo telefone 4003-1212.

E você leitor, gostou dessa dica? Conta pra gente o que achou, deixando um comentário aqui no artigo. Não se esqueça de curtir a página do Vá de Cultura no Facebook, e interagir com a gente, usando a hashtag #euvoudecultura nas fotos de suas redes sociais.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!