Vá de Cultura passa a usar legendas descritivas para cegos em seus posts

1
32

Em 13 de dezembro o Brasil celebra o Dia Nacional do Cego. A data é relevante para que lembremos, não só dos direitos que todo indivíduo, portador de alguma deficiência ou não, deveria ter, mas também das dificuldades que as pessoas portadoras de algum tipo de necessidade especial encontram no dia-a-dia, quando tentam se locomover pelas ruas, quando precisam utilizar um meio público de transporte, ou quando sofrem qualquer tipo de discriminação.

#PraCegoVer

Pensando em melhorar a comunicação e facilitar o acesso dos cegos às informações culturais, o Vá de Cultura resolveu mudar sua comunicação, aderindo à campanha #PraCegoVer. A partir de hoje, todo conteúdo do Vá de Cultura, veiculado no site e nas redes sociais, será publicado com uma legenda especial. Trata-se de uma descrição detalhada das imagens, que explica à pessoa portadora de deficiência visual todo o contexto da fotografia, por meio de um texto.

Diversas páginas do Facebook já utilizam as legendas, e com toda certeza, mais páginas passarão a utilizá-las. A boa notícia é que todos podem aderir à campanha #PraCegoVer, basta adicionar uma descrição detalhada da imagem publicada em forma de texto.

Sobre a Data

O Dia Nacional do Cego foi instituído pelo Presidente Janio Quadros, por meio do Decreto 51.405/61, publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961. A data escolhida para a celebração foi o dia 13 de dezembro.

1 COMENTÁRIO

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!