Manual da Família leva Vivência a Franco da Rocha e outras cidades

0
78

Este artigo fala sobre uma coisa muito pessoal, e ao mesmo tempo algo muito coletivo. Fala da Família, e família todo mundo tem. As relações entre os membros de uma família, porém, divergem de acordo com cada costume, cultura, comportamento e relação interpessoal. Lidar com pessoas é algo complexo e para ajudar na compreensão disso, a Associação Cultural Casa das Caldeiras criou o projeto Manual da Família, A difícil arte de educar no século XXI.

O Manual da Família

O projeto nasceu em formato de E-book, com o objetivo de estimular ações e propor uma análise profunda sobre este assunto que é tão importante. As relações familiares. E este rico conteúdo não se restringe apenas aos membros da família, mas também envolve agentes públicos, profissionais que lidam e atendem as famílias, no âmbito social e educacional. O E-book, que é a base de tudo, fica disponível para download de forma gratuita, e se você quiser dar uma olhada no E-book Manual da Família, é só clicar no link.

Do livro para a vida real

Tomando como base o conteúdo do livro, a equipe do projeto Manual da Família, da Associação Cultural Casa das Caldeiras, a convite da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Franco da Rocha, realizou uma reunião prática com profissionais técnicos do Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, o CREAS, e do Centro Dia do Idoso, CDI, de Franco da Rocha.

Essas reuniões, chamadas de Vivências, buscam potencializar o papel dos indivíduos no ambiente social, e humanizar as relações entre cada um, sejam os membros da família ou os agentes transformadores. É uma rica troca de informações, conversa e entendimento. É uma prática de ouvir e entender o próximo e as suas necessidades.

Mais Vivências em 2017

Além da Vivência realizada em Franco da Rocha, a equipe também participou de encontros durante o evento Fórum do Amanhã, realizado em Tiradentes (MG), e durante o Programa Recomeço, esta última aconteceu dia 7 de dezembro. Haverá ainda, neste ano, no final de dezembro, um último encontro em Itaquaquecetuba, no projeto Vivência Família Ação. A ideia é que estes encontros continuem ocorrendo no próximo ano, envolvendo diferentes famílias e vários locais do país.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!