Doodle emocionante comemora aniversário de 245 anos de Beethoven


A Google lançou hoje um dos mais emocionantes e interativos Doodles já criados. O Doodle de hoje comemora os 245 anos de Beethoven, grande gênio da música


Se estivesse fisicamente vivo, Ludwig van Beethoven, um dos maiores gênios da música completaria hoje nada menos do que 245 anos. Digo fisicamente porque Beethoven se mantém mais do que vivo, no decorrer dos séculos, em sua obra, e em cada uma das notas que tornam sua música familiar, mesmo aos ouvidos de quem não é grande conhecedor de música clássica. O compositor alemão atuou entre os séculos XVIII e XIX, na época em que acontecia uma transição entre o Classicismo e o Romantismo. Em Viena, no ano de 1796, o músico foi diagnosticado com uma doença conhecida como: Congestão dos Centros Auditivos Internos, que o deixou surdo. Tal surdez fez Beethoven se isolar do mundo, e este transtorno lhe causou repetidos quadros de depressão.

Mas o que separamos para hoje, na verdade, foi uma incrível homenagem feita ao músico pelo Google. Você provavelmente já ouviu falar nos Doodles da Google! Se o nome não lhe é familiar, com certeza você já viu um, mas não sabe ainda do que se trata. Doodles são aquelas animações temáticas, neste caso, feitas pelo Google para comemorar datas especiais. Pois bem, o Doodle de hoje comemora os 245 anos de Beethoven, de uma forma dinâmica, que permite ao visitante interagir com o pequeno filme sobre o compositor que é apresentado.

É quase como um Game, cujo objetivo é levar Beethoven até o sucesso de sua carreira. Enquanto o filme é exibido acontecem algumas pausas, e cada pausa apresenta uma música do compositor. A partitura da música está toda espalhada pela tela, e o objetivo do ‘jogador’ é juntar as folhas na ordem certa, ajudando Beethoven a tocar a canção e seguir adiante em sua jornada.

O Vá de Cultura, corriqueiramente, faz análises sobre os Doodles e, sem dúvida, este foi um dos mais bem elaborados pela equipe do Google. Levando em conta todo o contexto, a forma como as coisas acontecem nas cenas e as músicas entoadas durante a jornada de Beethoven pela animação, não é exagero dizer que chega a ser profundamente emocionante.

Se você é músico, terá facilidade no reconhecimento das notas nas folhas das partituras. Se você não é músico, no canto inferior direito de cada página há um ícone onde se pode ouvir o trecho da canção. De qualquer forma, é uma excelente maneira de testar os ouvidos e de manter Beethoven vivo, por meio de sua obra, para sempre.

No link http://goo.gl/374TN8, além de conferir o Doodle e tentar a missão de ajudar Beethoven a juntar suas partituras, você pode ler (em inglês) toda ideia do roteiro desta animação.


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!