Entenda como funciona a Economia Colaborativa neste curso gratuito

0
56

Outro dia escrevemos aqui no Vá de Cultura um artigo sobre cursos gratuitos com certificação disponíveis na web. Hoje nossa dica para a editoria de Educação é um curso de Economia Colaborativa que além de ser gratuito é muito interessante.

O curso de Economia Colaborativa da Descola apresenta uma nova oportunidade de entender e organizar a sociedade e sugere um novo modelo econômico que parece já ser tendência entre os jovens da nova geração.

Economia Colaborativa e Criativa

Analisando de forma otimista, estamos vivendo os tempos professados lá na escola, quando a professora falava “Vocês são o futuro deste país“. Os jovens dominam o mercado e as ideias sustentáveis parecem fazer parte real da novo pensamento econômico e social.

A economia colaborativa, assim como este curso, discute novas maneiras de produzir, comercializar e consumir. Contrapondo os princípios básicos da economia tradicional, ela se apoia na ideia de que é mais eficiente e produtivo colaborar do que competir. A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente também são partes da agenda colaborativa.

Entenda melhor

Provavelmente você já está em contato com iniciativas ligadas à economia colaborativa, mesmo que não tenha percebido. Aplicativos de carona, empresas de intercâmbio, sites de financiamento coletivo e outras estruturas que funcionam com base na troca são exemplos práticos.

A forma como as empresas se relacionam com o mercado e com as pessoas, hoje em dia, é claramente insustentável. O pensamento colaborativo procura resolver os problemas e as demandas de consumo de forma menos impessoal e mais sustentável.

O coordenador de projetos do site Benfeitoria, Téo Ferraz, lembra uma frase que ilustra muito bem este assunto.

Você não precisa da furadeira. Você precisa do buraco na parede.”

O Curso da Descola

Ministrado pela administradora, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Camila Haddad, o curso de Economia Colaborativa da Descola é totalmente gratuito e online. São aproximadamente 1h20 de videoaulas, divididas em pequenos capítulos de 5/7 minutos. As aulas são complementadas por um Ebook (livro digital) e outras duas horas de leitura complementar.

As aulas são divididas em seis módulos:

  • O que é Economia Colaborativa?
  • Qual a diferença versus a visão econômica tradicional.
  • Como alinhar sua vida e seu trabalho com os valores da Colaboração.
  • Qual a diferença entre Economia Colaborativa e Consumo Colaborativo.
  • Quais os exemplos de empresas que atuam dentro da Economia e Consumo Colaborativo.
  • Se inspirar para criar iniciativas e negócios colaborativos.

Matricule-se. É grátis.

Você pode começar o curso agora mesmo, na página do curso de Economia Colaborativa do site da Descola, e conquistar o seu certificado em pouco tempo. É importante, porém, utilizar os materiais complementares com sabedoria e absorver bem o conteúdo.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!