Documentário brasileiro sobre o desmatamento será exibido na Albânia

0
79

O documentário brasileiro Huni Kuin – Os Últimos Guardiões foi selecionado para o Environment Film Festival Albania, festival que é voltado à exibição de trabalhos que promovam a consciência ambiental ou falem sobre as transformações atuais do meio ambiente.

O filme, dirigido pelo cineasta Danilo Arenas, retrata a realidade da região do Rio Envira, no Acre, e fala sobre a luta da tribo Huni Kuin pela preservação da mata. Produzido pela produtora paulistana La Casa de La Madre, o documentário foi o escolhido para representar o Brasil na Albânia, onde será exibido entre os dias 21 e 27 de maio.

Produção premiada nos Estados Unidos

No início de 2017, o curta que apresenta cenas reais de desmatamento e mostra o dia a dia dos índios de forma emocionante, recebeu nos Estados Unidos o prêmio de melhor documentário na categoria Award of Excellence, no festival Impact Docs Awards.

O desmatamento no Brasil

Dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia mostram que o desmatamento cresceu em aproximadamente 30% em 2017. O índice é o pior desde 2008. Os estados mais afetados foram Pará, Rondônia e Mato Grosso, como mostra reportagem veiculada no Jornal Hoje, da TV Globo.

Assista ao documentário

Opinião: Assim como os outros filmes nacionais produzidos nos últimos anos, o Huni Kuin – Os Últimos Guardiões demonstra o capricho dos brasileiros e o cuidado com a composição, fotografia e edição das cenas. O Brasil vem subindo cada vez mais no ranking das produções cinematográficas e é por isso que as leis de incentivo à cultura e às produções audiovisuais são tão importantes.

É por meio delas que a maioria dos filmes produzidos aqui ganham repercussão internacional e conseguem contar a nossa história em outros lugares do planeta. Devemos torcer pelas leis de incentivo mas, principalmente, para que elas sejam utilizadas com consciência e da forma correta.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!