Conheça os bastidores e as novidades dos museus paulistas na Museum Week

0
11

A Museum Week, iniciativa do Twitter, conta com a participação de instituições culturais do mundo inteiro

A partir da próxima segunda, dia 28 de março, até o dia 3 de abril, os principais museus da cidade de São Paulo abrirão seus bastidores e contarão curiosidades no Twitter, durante as atividades do Museum Week, evento mundial realizado pelo Twitter, que conta com a participação de diversos museus e instituições culturais de todo o planeta. Os visitantes também poderão participar, marcando as fotografias tiradas durante as visitas com a hashtag #MuseumWeek.

Na programação deste ano, as atividades da Museum Week estão relacionadas à preservação e celebração da cultura, memória e a herança cultural. A missão desta edição é seguir um cronograma, com várias missões. Cada missão é designada por meio de uma hashtag, que propõe um tema específico para ser abordado em determinado dia.

“Ações como a Museum Week permitem uma troca maior entre os colaboradores que trabalham no dia a dia dos museus e o público, que também se apropria das hashtags e compartilha selfies e recortes ligados aos temas propostos pela iniciativa”, comenta Renata Motta, coordenadora de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Ouça a Matéria

Ano passado o evento foi um tremendo sucesso, e teve pela primeira vez em seu calendário instituições culturais brasileiras. Na soma geral, cerca de 2825 instituições participaram da Museum Week 2015, e as postagens alcançaram a incrível soma de 237 milhões de visualizações.

Os temas que serão trabalhados no decorrer da semana, na edição de 2016 do Museum Week, são divididos por dia, da seguinte forma: Segunda-feira, 28 de março: #secretsMW, segredos e bastidores dos museus; Terça-feira, 29 de março: #peopleMW, conhecidos e anônimos que ajudam a fazer o museu; Quarta-feira, 30 de março: #architectureMW, história do edifício e da vizinhança do museu; Quinta-feira, 31 de março: #heritageMW, herança cultural tangível e intangível; Sexta-feira, 1º de abril: #futureMW, projetos inovadores, planos futuros do museu; Sábado, 2 de abril: #zoomMW, detalhes e histórias que forneçam um ponto de vista diferente; Domingo 3 de abril: #loveMW, mostrar as grandes atrações do museu;

Para acompanhar os principais museus paulistas, e não perder nenhuma atualização da Museum Week, fique ligado nos perfis das instituições:

Casa das Rosas: @casadasrosas
Memorial da Resistência: @M_ResistenciaSP
Museu Afro Brasil: @museuafrobrasil
Museu da Casa Brasileira: @mcb_org
Museu da Imagem e do Som: @mis_sp
Museu da Língua Portuguesa: @museudalingua
Museu de Arte Sacra: @MuseuArteSacra
Museu do Futebol: @museudofutebol
Paço das Artes: @pacodasartes
Pinacoteca: @museupinacoteca
Museu da Imigração – @museu_imigracao
Museu do Café: @museudocafe
Museu Casa de Portinari: @casadeportinari
Museu Índia Vanuíre: @mhindiavanuire
Museu Felícia Leirner: @mfelicialeirner
Museu da Diversidade Sexual: @mus_diversidade

Museum Week
Onde: no Twitter
Quando: 28 de março a 03 de abril

 

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!