Conheça a ciclovia gigante passará por mais de 40 países da Europa

0
78

Andar de bicicleta vem se tornando um hábito cada vez mais frequente. Só em São Paulo, o aumento foi de 51% do número de pessoas que se dizem ciclistas frequentes em 2015, em relação ao ano passado, em pesquisa apontada pelo Ibope. E a bike não é mais encarada como uma opção de lazer. A expansão das vias e faixas exclusivas para este tipo de transporte na cidade fez com que o paulistano passasse a utilizar a bicicleta como meio de transporte diário para locomoção até o local de trabalho.

A tendência cresce mundialmente e uma novidade anunciada, ainda que timidamente, promete revolucionar a locomoção dos amantes da bike no velho continente. Uma ciclovia gigante, com aproximadamente 70 km de extensão deve ser construída na Europa até o ano de 2020. A Eurovelo, como é chamada, deverá integrar 14 rotas, que passarão por 43 países. Se concluído, o projeto facilitará a locomoção pelo continente, além de revolucionar as ações turísticas, claro, pra quem tenha o mínimo de disposição. Enquanto isso, vamos torcer para que outros países, incluindo o Brasil, se animem com a ideia. Já pensou fazer um tour pela América do Sul de bike numa única ciclovia?

Bike pelo mundo

Aproveitando o gancho da matéria, trouxemos uma outra ação sobre bike que deu certo. Amsterdã, por exemplo, investiu em uma séria política de incentivo ao uso da bicicleta, e somou a ação ao fechamento das vias para circulação de veículos automotores aos domingos. Como resultado, reduziu significativamente a emissão de gás carbônico na atmosfera e levou mais pessoas às ruas para o lazer. Claro que, com muita organização, as ações foram calculadas e uma megaestrutura foi criada para suprir o programa. O resultado pode ser visto na foto aí de baixo, onde vemos um enorme estacionamento de bikes.

projeto-eurovelo-ciclovia-gigante-europa-foto-galeria-va-de-cultura

Descrição da Imagem #praCegoVer: A foto acima mostra um aglomerado de bicicletas, em uma estrutura montada para ser um estacionamento, na cidade de Amsterdam. Imagine a imagem cortada por uma rua, na diagonal, da esquerda para a direita. Do lado esquerdo da rua estão muitas bikes estacionadas, na calçada. Do lado direito da rua há uma ciclofaixa vermelha, bem larga, e em cada lado da ciclofaixa há estruturas de metal para estacionar bicicletas. Há um número muito grande de bicicletas estacionadas ali. A foto é de: wendmag.com. Fim da Descrição.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!