Como configurar o Software que ajuda Stephen Hawking a falar

0
34

No último dia 02 de setembro, publicamos aqui no Vá de Cultura, um artigo falando sobre o ACAT, um software dedicado às pessoas com doenças degenerativas, que afetam os movimentos e a fala. Esse é o Software que ajuda Stephen Hawking a falar, e auxiliou o cientista por décadas, e agora está disponível para download, de graça, por meio de um programa beneficente da Microsoft.

A questão é que o ACAT, bem como toda sua documentação, está em inglês, e embora sua utilização seja extremamente fácil e intuitiva, a instalação e configuração pode ser um tanto complexa para algumas pessoas, sobretudo àquelas que não tem muito conhecimento em informática. Pensando nisso, nossa equipe realizou o download do software e, depois de horas de teste, preparamos este tutorial ensinando passo a passo, desde a instalação, até a configuração e utilização do software. Nos próximos dias lançaremos um tutorial em vídeo, mas acreditamos que este artigo poderá ser útil. Vamos começar?

PASSO 1 – DOWNLOAD DO ACAT

O primeiro passo é realizar o download do arquivo executável do ACAT, Conforme explicado na imagem abaixo. Ao clicar no link acima, você será redirecionado à página de download, onde uma tabela com duas opções será exibida. Deve-se clicar na primeira linha da tabela, sobre o link onde está marcado ACAT Installer.

Download do ACAT - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 2 – BAIXAR O ARQUIVO EXECUTÁVEL

Na próxima página, você terá acesso ao download do arquivo executável, conforme ilustrado na figura abaixo. Basta clicar sobre ACATSetup.exe, e salvar o arquivo de instalação em algum lugar fácil de encontrar em seu computador, de preferência no desktop.

Baixar arquivo executável - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 3 – LOCALIZE O ARQUIVO DE INSTALAÇÃO

Se você salvou o arquivo de instalação, conforme recomendado, no Desktop de seu computador, ótimo! Basta localizá-lo e clicar duas vezes sobre ele. Uma janela aparecerá com um botão chamado Executar. Clique sobre ele! Em alguns casos, dependendo da versão do windows, uma janela será aberta trazendo uma solicitação de permissão, neste caso, basta clicar em permitir, e a instalação seguirá normalmente.

Localize o arquivo de instalação - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 4 – TELA DE BOAS VINDAS

Após o carregamento da primeira tela aparecerá uma tela de boas vindas, com uma mensagem em inglês e, logo abaixo, um botão Next. Clique sobre ele!

Tela de boas vindas - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 5 – CONFIGURAÇÃO DE PASTA

A próxima tela é onde o software fará a configuração da pasta de instalação. Por padrão, os programas são instalados na pasta C:\Intel\ACAT\, sugerimos que não mexa em nada nesta parte da configuração, apenas clique sobre o botão Next para avançar.

Configuração de pasta - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 6 – INSTALAR

Na próxima tela, clique sobre o botão Install, localizado na parte inferior da janela, normalmente posicionado ao lado do ícone de um escudo amarelo e azul. A instalação iniciará após este passo.

Instalar - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 7 – FINALIZANDO A INSTALAÇÃO

Após o processo de instalação outra tela aparecerá, desta vez, na parte inferior da janela você poderá avistar um botão onde estará escrito Finish, clique sobre ele para finalizar a instalação. Em alguns casos, uma nova tela será aberta e outro botão Finish aparecerá. Basta clicar sobre ele para finalizar a instalação do ACAT.

Finalizando a instalação - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 8 – ENTENDENDO OS ÍCONES

Após a instalação, 6 novos ícones serão adicionados à área de trabalho do seu computador. Cada um deles possui uma interface e uma utilidade específica. No caso deste tutorial, o objetivo é utilizar o ACAT para a comunicação, logo, utilizaremos apenas 3 destes ícones: O Talk (Qwerty) – Responsável pela exibição do teclado – O ACAT Vision – Responsável pela utilização da webcan de seu computador como controle facial – e o ACAT Tryout – utilizado para treinamento e prática do software – conforme especificado na imagem abaixo:

Entendendo os ícones - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 10 – INTERFACE DO ACAT VISION

Vamos começar pelo mais importante, o ACAT Vision. O Vision é o responsável por controlar os outros módulos por meio de expressões faciais captadas pela webcam de seu computador. Para isso, logo ao abri-lo, uma configuração de gestos será iniciada e o software reconhecerá o rosto do usuário. Basta que o usuário fique com a cabeça imóvel, olhando para a câmera, por cerca de 5 segundos. Uma mensagem será exibida na tela preta aberta, com os dizeres:

Interface do ACAT Vision - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

PASSO 9 – INTERFACE DO TALK (QWERTY)

Após isso, basta abrir o Talk (Qwerty), e um teclado será exibido. Além das letras do alfabeto, o teclado traz alguns ícones com funcionalidades específicas, tais como:

Explicação dos ícones - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

O Talk (Qwety) funciona mais ou menos como aquela tabela alfabética impressa, da seguinte forma: A interface é dividida em 3 quadrantes. O primeiro mostra palavras prontas, normalmente em inglês, o segundo e o terceiro trazem as letras do alfabeto. E como é possível escolher as letras para formar frases? Simples! O software vai passando pelos três quadrantes, pintando-os de amarelo. Quando o quadrante desejado estiver amarelo, basta que o usuário faça um gesto facial (recomendamos contrair a bochecha ou mexer a boca), e o software passará a escanear as linhas dentro do quadrante selecionado. O processo segue da mesma forma: Quando a linha desejada estiver amarela, basta fazer outro gesto facial para selecioná-la. Após isso, o software começará a escanear letra por letra, e a escolha deve ser feita do mesmo jeito, ou seja, quando a letra desejada estiver amarela, basta realizar outro gesto facial para escolhê-la. Parece um pouco complexo, mas é bem simples e requer apenas um pouco de paciência e prática.

Interface Talk Qwety - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

Algumas dicas:

– Mantenha a cabeça do usuário fixa ou apoiada, pode ser no sofá ou em uma poltrona;
– Utilize gestos faciais na região entre o nariz e o queixo, o software capta melhor;
– Posicione o computador em um local fixo, próximo ao rosto do usuário (algo entre 20 cm a 30 cm);
– Tenha paciência! A utilização requer pratica, e pra isso existe o ACAT Tryout

PASSO 11 – INTERFACE DO ACAT TRYOUT

O Tryout nada mais é do que uma interface de treino. Isso mesmo, como a utilização do ACAT requer um pouco de prática, o Tryout ajuda o usuário a treinar os movimentos, numa especie de jogo, onde o programa fornece uma palavra (destacada em vermelho) e algumas letras, e a missão do usuário é escrever a mesma palavra. Quando o usuário consegue reproduzir a palavra destacada, uma mensagem de ‘Good’ – bom – aparece na tela, e o programa fornece uma nova palavra. É extremamente útil pois, com o tempo, a comunicação por meio do ACAT fica mais natural.

Interface AcAT Tryout - Como instalar o ACAT, Software que ajuda Stephen Hawking a falar - Tutorial

Esperamos que este tutorial seja de grande ajuda! Pedimos que compartilhe esta página, para que mais pessoas tenham acesso ao ACAT. Nos próximos dias lançaremos um tutorial em vídeo, mas quem quiser tentar desde agora, poderá utilizar este artigo como guia.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!