Aumento de ciclovias em São Paulo impacta o mercado imobiliário

0
7
Foto: William Cruz

Pesquisas realizadas em São Paulo no ano de 2007 pela OD (Origem/Destino) – antes do incentivo às ciclovias, iniciado em 2013 com o prefeito Fernando Haddad – mostram que apenas 0,8% de todas as viagens em São Paulo eram feitas de bicicleta. Em 2014, com aumento da malha cicloviária do município, o número de ciclistas cresceu 50%.

O aumento de pessoas usando a bicicleta e também a constância do uso, junto ao crescente número de ciclovias, teve impactos no mercado imobiliário. A pesquisa de Fábio Tieppo analisou essa influência.

Tema de discussão

As ciclovias, devido à sua recente expansão em São Paulo, vêm sendo um tema muito debatido por urbanistas, economistas e especialistas de muitas áreas. O pesquisador Fábio Tieppo, do Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (Nereus), desenvolveu um estudo que trata da relação entre o preço dos imóveis de São Paulo e a expansão das vias para bicicleta pelo município. Ele apresentou os resultados em palestra realizada no Nereus, no dia 8 de maio.

No século 21, os investimentos em ciclovias vêm aumentando com o passar dos anos, diz o pesquisador, tanto por questões urbanísticas quanto ambientais, pois o uso das bicicletas no transporte diminui a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases poluentes. Para o aumento real do uso da bicicleta como transporte pelos cidadãos, o pesquisador apontou que só o investimento em vias e infraestrutura para o transporte cicloviário é insuficiente. É necessário haver desestímulos ao uso dos automóveis, além dos incentivos à bicicleta, para ocorrer um aumento significativo.

São Paulo São

O site São Paulo São separou dados exclusivos sobre as pesquisas referentes às ciclovias. No artigo de nome “Ciclovias em expansão influenciam mercado imobiliário de São Paulo“, você pode ver um infográfico com os seis tipos de ciclovias presentes na capital paulista. Basta clicar no link acima.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!