O Teatro da Academia de Palhaços apresenta temporada de 2016


Em fevereiro começa a temporada do Teatro Ambulante da Academia de Palhaços com direção de Fernando Neves de Os Fofos. Serão cinco peças, uma a cada dia


Em fevereiro começa a temporada do Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços com direção de Fernando Neves de Os Fofos. Serão cinco peças, uma a cada dia, em cada endereço, encenada por cinco atores: Bruno Garcia, Laíza Dantas, Maurício Schineider, Paula Hemsi e Rodrigo Pocidônio. O grupo apresenta clássicos do circo-teatro e peças de autores populares, passando pelo drama circense, pantomima, teatro de revista e comédia de costumes. “O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços traz o necessário olhar libertário para a arte: “o circo é antropofágico e nesse trabalho todos os estilos são transportados para a linguagem circense,”” comenta o diretor. Os espetáculos são pinçados de estéticas diversas, tendo como unidade a coerência como o a essência do circo-teatro. Realização: Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e Academia de Palhaços. As apresentações são sempre nas ruas e gratuitas.

As cinco peças encenadas são:

1º dia – O Teatro Mambembe do Doutor Fracassa (50 min);
2º dia – Lágrimas de Mãe (35 min);
3º dia – As Desgraças de Uma Criança (55 min);
4º dia – Nosferatu – O Vampiro das Sombras (45 min);
5º dia – A Paixão de Cristo Segundo São Rubinho (50 min).

O Teatro Mambembe do Doutor Fracassa é uma versão do grupo para O Mambembe, burleta (comédia musicada) de Artur Azevedo. Lágrimas de Mãe é uma adaptação do dramalhão de José Soares. As Desgraças de uma Criança é comédia de Martins Pena. O Nosferatu: O Vampiro das Sombras é pantomima baseada nos filmes homônimos de Friedrich Murnau e Werner Herzog. E A Paixão de Cristo Segundo São Rubinho é uma versão inusitada do clássico drama religioso da tradição popular. O projeto iniciou em novembro de 2014 e até agora realizou 16 apresentações sempre nas ruas e na Kombi-Palco.

Desde 2007, o grupo de atores da Academia de Palhaços, egressos do curso de artes cênicas da Unicamp, produz espetáculos a partir de sua pesquisa sobre palhaço de picadeiro e circo-teatro. Agora, com O Maravilhoso Teatro Ambulante a companhia tem o olhar voltado para o universo do ator popular e faz um mergulho em sua dramaturgia e em seu caráter itinerante. A Kombi da trupe foi adaptada e se transformou em um teatro ambulante e autônomo, a Kombi-Palco, que carrega no porta-malas sua própria maquinaria, cenários, figurinos e instrumentos musicais.

Serviço:

Sempre às 20h – Todas as apresentações são nas ruas

Dia 02 de fevereiro, terça-feira – Ecoponto Experimental União de Vila Nova
Rua Arnoud de Lima – S/N referência próximo ao Parque Central
Zona Leste

Nosferatu, o vampiro da Sombras
Dias 15, 16, 17, 18 e 22 de fevereiro – CEU Vila do Sol
Av. dos Funcionários Públicos, 369. Vila do Sol
Jardim Angela
Zona Sul

5 peças
Dias 20, 21, 22, 23 e 24 de março – Jardim Elisa Maria
Rua do Mestre, s/n. Jardim Elisa Maria.
Zona Norte

As matérias e programações postadas pela redação são baseadas em conteúdos enviados por parceiros à redação do Vá de Cultura. Se você é representante de alguma instituição cultural envie sua programação para [email protected]

Gostou do artigo? Então deixe um comentário!