Dia da Consciência Negra terá programação cultural especial no SESI-SP

0
29

Shows de Fanta Konatê e Doreen Ketches são os destaques musicais dos dias 11 e 25. Martinho da Vila, Fabiana Cozza e Adriana Couto também marcam presença no InteligênciaPontoCom do dia 18, para discutir consciência negra e artística.

No mês de novembro, o espírito da Consciência Negra toma conta da agenda cultural do Teatro do SESI-SP, na avenida Paulista. Sua influência nas artes brasileiras, o preconceito racial e a identidade negra serão pauta para discussão do InteligênciaPontoCom, que traz o músico Martinho da Vila, a cantora Fabiana Cozza e a apresentadora do programa Metrópolis (TV Cultura) Adriana Couto ao palco para bater um papo com o público. O encontro acontece no dia 18, às 20h, com entrada gratuita.

Já o repertório das Quartas Musicais traz o show da cantora Fanta Konatê, no dia 11, às 20h, e a atração internacional Doreen Ketchens, no dia 25, também às 20h, ambos com entradas gratuitas.

As duas intérpretes são referência na música de seus países de origem. Além da beleza e força de sua voz, Fanta faz parte de uma das famílias mais representativas da arte do Malinkê, da região do Hamaná, nas savanas da Guiné e de um seleto grupo de bailarinas que pesquisam a fundo as danças de sua aldeia natal, conhecidas como Donabás (“as grandes bailarinas”) – nome também dado à sua apresentação.

Por sua vez, a americana Doreen tem conquistado espaço na cena internacional por seu talento e vem sendo aclamada pelos críticos como “a Rainha Clarinete”, “a Mulher Louis Armstrong”, “a Lady Louie” por seu trabalho dedicado ao jazz. Além disso, ela e seu grupo de jazz de rua desempenham um papel de destaque na divulgação da cultura e da música tradicional de Nova Orleans em todo o mundo, por meio de espetáculos e ações educativas.

Ainda debatendo a importância da cultura negra, no dia 13, no Memorial da América Latina, será realizada a premiação do concurso de Poesia da FlinkSampa, festa da literatura, cultura e consciência negra, na qual alunos da rede escolar do SESI-SP estão concorrendo. Para saber mais sobre esta programação, e sobre as demais programações para o Dia da Consciência Negra em São Paulo, curta a página do Vá de Cultura no Facebook clicando aqui.

O que é? Consciência Negra e Artística no InteligênciaPontoCom
Quando? 18 de novembro, quarta
Que horas? 20h

O que é? Quartas Musicais com Fanta Konatê e Doreen Ketchens
Quando? 25 de novembro, quarta
Que horas? 20h

Onde? Teatro do SESI-SP
Como Chegar? Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo
Quanto Custa? Vá de Graça
Observações: Reservas antecipadas pelo site www.sesispcultura.org.br/meu-sesi

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!