7 curiosidades sobre os Tribalistas que você provavelmente não sabia

0
272
Curiosidades sobre os Tribalistas
Da esquerda para a direita: Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

Se você é fã dos Tribalistas já deve estar bem feliz com o retorno do grupo e o anúncio do novo disco, lançado em agosto deste ano. Pegando uma carona na repercussão deste novo álbum, o Vá de Cultura decidiu listar sete curiosidades sobre os Tribalistas pra te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o grupo e sobre o primeiro álbum, lançado por eles em 2002. Então, prepare-se para esta viagem musical.

LEIA TAMBÉM: Ouça aqui as 10 faixas do novo disco dos Tribalistas

Curiosidades sobre os Tribalistas

1 | Como tudo começou

Lá em 2002, precisamente há 15 anos, a cantora Marisa Monte foi convidada para uma participação especial em um disco do músico Arnaldo Antunes produzido por Carlinhos Brown. Durante o período de ensaios e gravações para o CD de Arnaldo, que durou cerca de uma semana, os três decidiram aproveitar o tempo para criar algumas músicas. Quando terminaram, viram que as canções escritas formavam um repertório suficiente para a criação de um disco. Após algumas reuniões, decidiram lançar o disco Tribalistas, em 2002. E foi assim que tudo começou.

2 | O que significa ‘Tribalistas’?

O grupo acabou adotando o nome Tribalistas, que foi o mesmo nome dado ao álbum de 2002 e também o nome de uma das músicas compostas por eles. O título vem de ‘Tri’, que remete ao número três, ou seja, três integrantes. E tribo, remetendo à mistura característica do grupo. A própria música ‘Tribalistas’ fala sobre isso.

3 | Eles nunca fizeram uma turnê juntos

Por incrível que pareça, mesmo com o estrondoso sucesso das músicas, além de indicação para vários prêmios nacionais e internacionais, os Tribalistas nunca fizeram uma turnê oficial com o grupo. Eles também não se apresentaram em programas de televisão ou rádio. Se apresentaram juntos apenas três vezes: Uma no Grammy Latino, outra no DVD Ao Vivo no Estúdio, de Arnaldo Antunes, e uma última no Sarau do Brown.

4 | Eles venderam mais de 2 milhões de discos

O primeiro álbum dos Tribalistas foi lançado no Brasil pela Phonomotor Records em 2002, e no ano seguinte chegou ao cenário internacional. Só no Brasil o disco vendeu mais de 1.5 milhão de cópias. Em todo o mundo o álbum vendeu mais de 2.1 milhões de cópias. São números impressionantes se considerarmos a decadência em que a indústria fonográfica se encontrava na época.

5 | 5 indicações para o Grammy e 5 Platinas

O disco de 2002 recebeu cinco indicações para o Grammy Latino. A canção ‘Já Sei Namorar’ foi indicada em duas categorias: Gravação do Ano e Melhor Canção Brasileira.

Em 2013 o disco Tribalistas foi o mais vendido em Portugal. Na Itália foi disco de platina por três vezes, e na Espanha duas. O álbum também foi sucesso em países como Suíça, Suécia, Alemanha e França. Em 2013 recebeu o Grammy Latino de ‘Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro’.

6 | A canção ‘Já Sei Namorar’ foi apontada como plágio

Em 2003 surgiram ‘burburinhos’ da mídia e da crítica sobre o fato de a música ‘Já Sei Namorar’ ser um plágio da canção ‘Family Affair’, do grupo de funk-rock ‘Sly and The Family Stone’, sucesso nos anos 1960 e 1670.

A gente ouviu a canção aqui na redação do Vá de Cultura e não dá pra negar que há algumas semelhanças no arranjo e na melodia, principalmente na parte inicial da música da banda americana. Mas será que dá pra considerar como plágio?

Ouça ‘Family Affair’ no player aqui embaixo e deixe a sua opinião nos comentários.

7 | ‘Velha Infância’ foi a música mais tocada em 10 anos

A faixa ‘Velha Infância’, composta em parceria com Davi Moraes, Pedro Baby, foi simplesmente a música mais tocada no Brasil na década de 2000. A canção ‘Já Sei Namorar’ ficou com a 20ª posição no mesmo período.

E você leitor, já conhecia algumas dessas curiosidades sobre os Tribalistas? Conta pra gente alguma coisa legal que você saiba sobre o grupo, deixando um comentário aí embaixo.

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!